Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Usar impressoras 3D para criar comida não é nenhuma novidade, mas alunos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova máquina capaz de imprimir sorvete em formas diferentes em menos de 15 minutos. Pensando nas crianças, os alunos Kyle Hounsell, Kristine Bunker e David Donghyun Kim desenvolveram a ideia como parte de um projeto de graduação para o departamento de manufatura aditiva da universidade.

Sorvete (Foto: Pond5) — Foto: TechTudo

A invenção é um protótipo criado a partir da modificação de uma impressora 3D já existente, que foi conectada a uma máquina de sorvete. O primeiro desafio foi manter a forma do sorvete depois de impresso, e a solução foi colocar o equipamento inteiro dentro de um freezer.

O sistema de resfriamento da impressora também precisou ser refeito e utiliza nitrogênio líquido para manter a forma do sorvete. Essa adaptação teve um benefício adicional, permitindo a impressão de camadas diferentes.

Outro obstáculo encontrado foi balancear a eficácia e a resolução da impressora de maneira a permitir a produção de formas variadas com velocidade. “Nós imaginamos que a tecnologia pode ser usada por lojas de sorvete onde os clientes podem pedir um sorvete customizado, esperar 15 minutos e receber a forma que eles criaram”, explicam os estudantes.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

A impressora ainda está sendo refinada e não existe previsão para quando a tecnologia chegará ao mercado. Confira, abaixo, o vídeo que mostra o processo do sorvete sendo impresso:

Mais do TechTudo