Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


A tela curva do Galaxy Round, primeiro smartphone curvilíneo da Samsung, não é nada perto do aparelho dobrável que é descrito em um registro de patente nos Estados Unidos. Com uma tela flexível, o telefone "aparece" sendo dobrado, a ponto de parecer um calendário quando colocado sobre uma mesa. O visual parece bastante arrojado, dando ao usuário várias possibilidades de utilização.

Samsung dobrável (Foto: AFP) — Foto: TechTudo

Muitas patentes são registradas, mas acabam não vingando. Esse caso, no entanto, não parece ser tão difícil de se tornar realidade no futuro próximo: já foi divulgado que até 2016 smartphones dobráveis podem aparecer no mercado. Afinal, tecnologia para criar displays flexíveis já está em desenvolvimento. A LG, por exemplo, no mês passado, revelou uma tela, para TV, capaz de ser curvada em torno de um cilindro com raio de 3 centímetros. Seria “apenas” uma questão da Samsung fazer algo do tipo para dispositivos móveis.

Samsung dobrável (Foto: Reprodução/Patent Mobile) — Foto: TechTudo

Registrada originalmente em Fevereiro, a patente que foi publicada pelo US Patent Office na última semana mostra o smartphone sendo dobrado em vários aspectos, como 5:5 e 3:7. Os modos de utilização revelados são variados, como na horizontal com a curvatura bem leve, em modo paisagem, simulando um calendário com despertador, e também dobrado “para dentro”, como se fosse uma carteira.

O interessante seria que os telefones poderiam ser dobrados para a frente e para trás sem terem os displays danificados. No entanto, vale lembrar que esta não é a primeira patente da Samsung relacionada a telas flexíveis em celulares, e a publicação dela não indica que a tecnologia será adotada em breve. Até porque, além do desenvolvimento da tela, seria necessário fazer todo um trabalho de composição do aparelho em si.

Qual é o melhor rastreador de celular Android? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo