Por Da Redação; Para O TechTudo


Cibercriminosos estão aproveitando a curiosidade mórbida dos internautas e o grande volume de buscas sobre fotos do acidente que matou o candidato à presidência Eduardo Campos e do corpo de Robin Williams, ambos recentemente mortos em situação trágica, para criar novos ataques a computadores. O novo golpe envia e-mail com um pacote ou link que contém supostas fotos das personalidades, que não passam de um vírus detectado como ‘Cavalo de Troia Autoit_c.BAGZ’.

Fotos de Robin Willians e Eduardo Campos são iscas para vírus (Foto: Divulgação/AVG) — Foto: TechTudo

O presidente da AVG Brasil, Leandro Mantovam alerta para o fato de que este tipo de atuação é muito comum nesses casos.

“Os criadores de vírus para computadores utilizam de grandes eventos de comoção nacional para atuar em sua especialidade: a engenharia social. Uma pessoa triste, comovida ou curiosa pelas mortes de (Eduardo) Campos e (Robin) Williams é uma vítima fácil e propensa a clicar no link e baixar o vírus”, completa.

Qual o melhor antivirus para Windows 8? Comente no Fórum do TechTudo. 

O especialista em segurança afirma que já foi desenvolvida a vacina contra o malware. Em todo caso, é extremamente importante não clicar em qualquer link que ofereça supostas fotos do acidente do presidenciável e também do ator, independentemente de quem o enviou para o usuário.

As imagens do ator norte-americano Robin Williams e do ex-governador e candidato à presidência Eduardo Campos funcionam como iscas para que programas maliciosos sejam instalados no PC. Assim como esse, outros golpes parecidos estão rodando pela internet, como um suposto vídeo de despedida de Robin Williams no Facebook. Vale lembrar que há um longo histórico de ataques do gênero, como foi o caso das fotos do Mamonas Assassinas, mortos num acidente de jatinho em 1996.

Você já caiu em alguma dessas? Lista tem top 10 dos golpes mais populares no Facebook.

Mais do TechTudo