Por Da Redação; Para O TechTudo


Madden NFL 15 tem um novo sistema de defesa, e é fundamental dominá-lo para que você tenha um bom desempenho no game. Ao mesmo tempo que a marcação é bem mais intuitiva, também fica mais complexa. Por isso, o TechTudo preparou dicas para quem precisa se familiarizar mais com os novos comandos.

Defesa é crucial (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Câmeras

O primeiro ponto importante de se observar na nova defesa de Madden NFL 15 é que ela tem uma variação maior de câmeras. Basta apertar o direcional para cima ou para baixo para alternar entre elas. Escolha a que mais for adequada para o seu jogo.

É possível usar a defesa tradicional (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

O novo modo foca em deixar seu foco em somente um jogador, como se fosse seu ponto de vista, mas é possível se alterar isso de maneira bastante simples. Caso você queira, é só mudar para a câmera tradicional.

Táticas

Agora, o usuário tem opções de escolher suas táticas vendo recomendações feitas pela comunidade Madden e também de acordo com os padrões do time adversário. Na tela é só usar os botões direcionais para esquerda e direita para ver todas as opções que você pode utilizar de jogadas.

Veja os detalhes de cada jogada (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Abaixo de cada uma há uma pequena descrição, além da imagem, mostrando qual será o posicionamento dos jogadores, dos motivos pelos quais ela pode ser eficiente (ou não) se for realmente utilizada. Prestar atenção nisso é fundamental para criar a sua estratégia, e impedir os pontos do rival.

Veja sua posição no campo (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Outra opção interessante está no botão R2 (RB), que permite que você veja no campo a rota de defesa de cada jogador. Além disso, como nos outros jogos da série, tocando no R3, apertando X (A) ou R1 (RT), é possível definir mudanças na jogada em cima da hora para confundir os adversários.

Marcação individual

A marcação individual é uma das melhorias do novo Madden. A nova câmera padrão de defesa foi feita justamente focada nisso. A primeira dica neste ponto é fazer os tutoriais para se acostumar. Basicamente, são combinações de três botões: “X”, “Quadrado”, e “R2″ (no PlayStation), além do analógico que movimenta o jogador.

Tranque câmera em um só jogador (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Assim, você “baterá de frente” com o rival, direcionará o controle para o lado para que desejar correr e ficará livre para ir atrás de um adversário ou simplesmente derrubará aquele. Afinal, por padrão, o jogador que começa marcado na defesa está sempre ali, bem na linha de frente de batalha com o ataque.

Troca de jogadores

Mas não é preciso ficar restrito a ele. Aperte sempre o botão “O” para ir mudando de jogador. Você pode tanto ficar marcando na linha de scrimmage como também ter o posicionamento um pouco mais recuado, buscando a interceptação (apertando, em sincronia com o momento da descida da bola após o passe, o botão triângulo).

Troque os jogadores, mas não abuse (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Cuidado, no entanto. Evite ficar apertando o “O” após a bola rolar, senão você pode acabar se confundindo e deixando os adversários livres. Caso não queira correr os possíveis riscos, aperte L3 quando decidir em qual jogador quer manter a câmera e posicionamento defensivo, e assim você ficará restrito a mover somente ele.

Investidas

Os tackles, ou investidas, estão mais reais do que nunca, e agora há um “cone” que mostra uma “linha imaginária” do caminho que você deve percorrer corretamente na tentativa de derrubar um adversário. Fique atento a ele. Quanto mais verde ficar este indicador, seu momento de apertar o botão fica mais correto.

Novo sistema de tackles é simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Combinando um timing perfeito na marcação individual com atenção aos tackles, os usuários terão boa parte do caminho andando na defesa de Madden NFL 15. Quando conseguirem isso, a dica é: ataque o quarterback. Afinal, ele ficará mais vulnerável, e fazer um sack será mais fácil.

Você joga Madden NFL no PS3? Comente no Fórum TechTudo!

Mais do TechTudo