Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O uso contínuo do PC faz com que ele acumule programas inúteis, o que pode deixar a máquina lenta. Desinstalar é uma boa solução, mas nem sempre sabemos quais softwares podem ser apagados sem comprometer o funcionamento do sistema. Além disso, interrupções durante o processo às vezes fazem com que os arquivos continuem gravados no disco, resultando em redução no espaço disponível.

Homem preocupado no computador (Foto: Pond5) — Foto: TechTudo

Felizmente há programas que identificam e desinstalam softwares desnecessários automaticamente. A seguir, listamos sete softwares gratuitos para Windows que desempenham a função. Avalie as principais características e interface e veja qual deles é o melhor para você e seu computador.

O Should I Remove It? é um utilitário gratuito que descobre o que pode ser removido com segurança, fazendo a desinstalação caso o usuário decida dessa forma. Durante o processo, ele exibe uma classificação qualitativa para cada programa. Além disso, há uma barra que mede o “percentual de remoção”, calculado a partir do número de desinstalações feitas por outros usuários. O serviço também conta com uma ferramenta chamada “What is it?”, que dá acesso a um banco de dados online com informações detalhadas sobre determinado programa analisado se você ainda tiver dúvidas sobre ele.

O PSafe Total verifica os registros na inicialização do sistema, sugerindo desativar itens desnecessários do computador. Ele possui um recurso denominado clean up, que verifica e elimina arquivos temporários, cache e histórico, liberando mais espaço no sistema. Outra função é o otimizador de Internet, que remove plugins indesejados e ajusta as configurações de rede para acelerar a navegação.

3. CCleaner 

O CCleaner é um software gratuito que limpa o computador de conteúdos inúteis, sejam eles arquivos, cache de programas e dados de navegação na Internet. Com funcionamento simples, o CCleaner mostra uma lista de todos os programas instalados na máquina, permitindo que o usuário decida quais serão excluídos. Ele também exibe os pontos de restauração do Windows e sobrescreve o espaço livre do HD, evitando a recuperação de conteúdo apagado. Famoso, vale um teste para "varrer" seu PC.

O Revo Uninstaller é destinado a quem gosta de testar programas. Além de remover softwares, ele monitora a instalação para que não fique nenhum arquivo inútil no PC. Caso um programa não seja exibido na lista inicial do Revo Uninstaller, basta entrar na ferramenta “modo de caça” para descobrir os itens que estão ocupando espaço no HD. O utilitário limpa o cache do navegador e do Microsoft Office.

O IObit Uninstaller é uma ferramenta de desinstalação gratuita capaz de remover softwares indesejados do Windows. Um dos recursos de destaque é o “Batch Uninstall”, que permite desinstalar vários aplicativos do computador ao mesmo tempo. Além disso, ele consegue eliminar barras de navegadores, instaladas sem que o usuário perceba. Os plugins são classificados pela comunidade de usuários do IOBit Uninstaller, ajudando a identificar o que não é necessário de maneira coletiva e inteligente.

O Advanced SystemCare soluciona problemas de lentidão no seu computador com Windows verificando arquivos de programas inúteis e erros no registro, além de diagnosticar contaminação por spywares. Sua ferramenta de limpeza chama-se “Registry Cleaner”, que elimina todo o lixo e alterações que programas já desinstalados eventualmente deixam na máquina.

O Glary Utilities exclui arquivos inúteis do PC, ação desempenhada através do campo “Limpar e Reparar”. Ele ainda consegue apagar extensões do navegador, analisar o espaço e uso de discos rígidos, encontrar arquivos duplicados, otimizar a memória e desfragmentar o disco rígido, funcionando como uma central completa de ferramentas para melhorar o desempenho do Windows.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo