Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Five Nights at Freddy’s é um jogo de terror onde você é um guarda noturno de uma pizzaria que deve sobreviver das 12:00h às 6:00h com pouca energia elétrica enquanto evita que os bonecos animatrônicos entrem na sua sala. Trouxemos algumas dicas de como jogar esse viciante, mas também aterrorizante game. Confira o tutorial completo:

Five Nights at Freddy's (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Economize energia

Você tem uma quantidade limitada de energia para ser usada por noite. Praticamente tudo que você fizer gasta energia, como acender as luzes do corredor, olhar no tablet ou fechar as portas do corredor, sendo este último o que consome mais energia. Acenda as luzes apenas quando sentir que algum boneco está próximo de você e somente feche a porta caso você não aviste nenhum boneco.

O que a raposa faz?

De todos os inimigos que há no jogo, nenhum assusta mais que a Foxy, uma raposa com um ganho na mão, que se esconde no Pirate Cove, na câmera 1C. Esse inimigo fica mais ativo a partir da terceira noite. Se o jogador não olhar regulamente as câmeras – principalmente a Pirate Cove – a Foxy irá lentamente sair de trás das cortinas.

Depois ela começará a mostrar seu rosto entre as frestas. Mais tarde ela vai abrindo mais as cortinas, seguido dela em posição de corrida, até que por fim, ela surgirá correndo pelo corredor da câmera 2A em direção ao jogador, matando-o.

Foxy sempre aparecerá pelo lado esquerdo (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Para lutar contra a Foxy, não deixe de olhar regularmente as câmeras. A medida que se avança pelas noites, ela ficará mais ativa, chegando a um ponto em que mesmo você olhando frequentemente as câmeras, ela irá aparecer para matar seu personagem.

Contudo, a Foxy sempre aparecerá correndo pelo corredor 2A, dando ao jogador um pouco mais de um segundo para reagir. Para impedir que ela entre na sua sala, basta fechar a porta esquerda, uma vez que a Foxy somente aparece por este lado. Quando você fechar a porta, Foxy irá diminuir sua bateria em 10% e voltará a se esconder no Pirate Cove.

Não pare de olhar as câmeras

A medida que você avança na campanha do jogo, os bonecos ficarão mais perigosos e rápidos. É necessário que você veja o trajeto que eles fazem até chegar a você e pegue seu padrão de movimentação.

Os três principais inimigos são: a galinha Chica, o coelho Bonnie e o urso Freedy. Eles sempre começam no Show Stage – câmera 1A -, mas farão trajetos únicos para alcançá-lo. Os inimigos podem até, em alguns momentos, desabilitar as câmeras para que você não veja sua movimentação. O importante é que você os veja se aproximando para que haja tempo de trancar as portas antes que um deles lhe dê um belo susto.

A maioria dos inimigos começam no Show Stage (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Entenda seus inimigos

O jogo conta com cinco inimigos que você precisa conhecer para enfrentar. São eles:

Bonnie, o coelho

Esse boneco é um coelho azul que inicia no Show Stage juntamente com Chica e Freddy. Ele tem a habilidade de desabilitar as câmeras de segurança e avançar rapidamente em direção a sala de segurança enquanto estão desabilitadas. Boonie sempre aparecerá pela parte esquerda da sala, sendo assim, caso não o aviste, feche está porta até encontrá-lo novamente.

Bonnie, o coelho (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Chica, a galinha

Assim como Bonnie, Chica irá iniciar a noite no Show Stage e pode desabilitar câmeras facilmente também. Entretanto, diferente de Bonnie, Chica avançará em direção a sala de segurança pelo lado direito do estabelecimento, e ela se tornará muito ativa na terceira noite.

Freddy, o urso

Freddy raramente sai do Show Stage, onde ele se limita a mudar um pouco a posição – geralmente Freddy se virá em direção a câmera. Ele geralmente aparece quando a energia do local acaba. Quando isso acontecer, a silhueta de seus olhos e boca irão aparecer por alguns segundos na janela esquerda antes que ele mate seu personagem.

Foxy, a raposa

Foxy é um personagem que somente irá aparecer caso o jogador não olhe frequentemente as câmeras de segurança. O desenvolvedor Scott Cawthon criou esse personagem para que os jogadores não zerem a campanha ao explorarem uma falha do jogo em não olhar para as câmeras.

Golden Freddy (Foto: Reprodução/Five Nights at Freddys Wikia) — Foto: TechTudo

Golden Freddy, o urso fantasma:

Esse é o pior inimigo do jogo. Diferente de todos os outros, não há um boneco animatrônico dele para você acompanhar pelas câmeras de segurança. Isso se deve ao motivo de Golden Freddy ser uma assombração que ronda a pizzaria. Ele não possui um padrão de aparição, mas ele é frequentemente visto a partir da quarta noite.

Na câmera 2B – bem próxima da sala de segurança – é possível ver um pôster colado na parede. Ele pode ter várias versões: uma foto do Freddy, uma versão distorcida desta, ou um close de Golden Freddy, caracterizado pela imagem de um urso amarelo sem os glóbulos oculares.

Ao avistar essa imagem, o jogador pode se preparar para o Game Over, pois as portas de segurança não são capazes de impedi-lo e o jogo fecha imediatamente após sua aparição. Golden Freddy pode ser evitado caso o jogador não fique monitorando a câmera 2B, não obstante, essa câmera é importante para saber quando outros bonecos estão próximos do escritório.

Qual é o melhor game de terror da história? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo