Por Da Redação; da Redação


Como prometido, o Google anunciou o fim do Orkut nesta terça-feira (30). Ainda pela manhã, alguns usuários que permaneceram com login ativo conseguiram acessar a rede social e deram adeus à plataforma por meio de scraps, fotos e depoimentos aos amigos. Também como combinado, o blog oficial do Orkut divulgou o link para o Arquivo de Comunidades com 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. Não é possível, no entanto, criar novos posts.

Arquivo de Comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/Google) — Foto: TechTudo

Para acessar o Arquivo de Comunidades, visite a própria página do Orkut (orkut.google.com), que agora abriga todo o histórico público. "Hoje, chegou o dia de dizermos adeus ao Orkut. Mas, ainda que o Orkut esteja indo embora, como anunciado no final de junho, seu histórico de conexões e conversas vai permanecer", explicam.  

Sendo assim, o conteúdo público dessas comunidades será preservado no Arquivo de Comunidades do Orkut que conta com nada menos que 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações. De acordo o Google, será possível voltar e revisitar memórias a qualquer momento. "Essas conversas não representam apenas a história do Orkut, mas servirão como uma importante cápsula do tempo do início das redes sociais", afirmam no blog. 

Porém, se você não quiser que seu nome ou seus posts e comentários sejam incluídos no arquivo de comunidades, é possível remover os comentários, as comunidades e o próprio Orkut permanentemente da sua conta do Google a qualquer momento; saiba como neste Guia de privacidade pós-Orkut.

<b>Veja como recuperar seus arquivos no Orkut</b>

Baixe suas fotos e scraps

O Google explica que, a partir de 30 de setembro, não será possível acessar mais o Orkut como rede social. Porém, os usuários ainda podem baixar as informações pessoais de perfil que não estão disponíveis neste arquivo público como scraps, fotos, dados de perfil e outros detalhes. O Google Takeout estará disponível para downloads de informações da rede social até setembro de 2016.

Saiba como fazer backup do Orkut e baixar fotos, scraps e depoimentos do seu perfil para o computador, ou mesmo levar tudo para a nuvem do Google Drive, em poucos cliques.

"A história do Orkut é o sinal de um grande futuro, em que a web explode a cada dia com novas e ótimas opções de interação social. Esperamos que as próximas décadas sejam repletas de ainda mais conexões, comunidades e conversas como as que fizeram do Orkut um lugar especial", finalizam.

O arquivo de comunidades do Orkut está organizado por ordem alfabética e não permite fazer buscas.

Mais do TechTudo