Por Da Redação; Para O TechTudo


O Mac OS X é o sistema operacional conhecido pela interatividade proporcionada por sua interface e funções. Estas ferramentas podem ser utilizadas para otimizar a maneira como utilizamos nossos Macs e ajudar na produtividade ao navegar na Internet e resolver pequenos problemas. Selecionamos em uma lista 10 dicas que vão desde as mais complexas como monitorar atividades e ferramentas de console até usar o medidor de cor, capturar telas, encontrar senhas, resumir textos e usar o VoiceOver.

Lista tem 10 dicas imperdíveis e utilitários do Mac (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo

1) Monitor de atividade

Configurando o Monitor de Atividades para mostrar um gráfico da utilização da CPU no dock do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Alguns aplicativos pesados podem utilizar grande quantidade de energia, mesmo quando estão em segundo plano. Com um procedimento simples no monitor de atividades, podemos visualizar um gráfico de utilização da CPU no dock para monitorar o consumo de energia e, consequentemente, de processamento. Esta dica é interessante para usuários que não querem sobrecarregar o computador.

Os passos são simples: Com o Gerenciador de Aplicativos aberto, clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone e, nas opções de ícone do dock, ative a opção “Mostrar Utilização da CPU”.

2) Ferramenta Console

Ferramenta Console do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Quando desinstalamos aplicativos no Mac OS X, alguns processos podem continuar sendo executados em segundo plano, o que pode consumir processamento da CPU. Uma maneira para descobrir se há algo errado no sistema é por meio do utilitário nativo Console. Esta ferramenta é ideal para descobrir problemas inesperados e buscar por soluções.

Ao abrir a ferramenta, você vai notar que ela apresentará uma lista com log de dados do Mac OS X. Caso haja algo estranho ocorrendo com o computador ou você desconfie que algum programa desinstalado está gerando algum erro no sistema, tente buscar por alguma linha que mostre conexão com esses programas que estão inativos.

O que você deve fazer é encontrar o erro na lista de logs. Você pode navegar utilizando a barra de pesquisa no canto superior direito da janela do console e, em seguida, utilizar o Google saber se há algum informação sobre o erro. Muitas vezes, você vai encontrar fóruns de discussão onde as pessoas estão tendo o mesmo problema que você e pode encontrar alguma solução ou pedir ajuda.

3) Medidor de Cor Digital

Ferramenta Medidor de Cor Digital do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Esta ferramenta é muito interessante para pessoas que trabalham com design e desenvolvimento de sites. Através dela, é possível visualizar os valores de cores de qualquer elemento que esteja sendo apresentado na tela. Os detalhes mostrados pela ferramenta podem ser utilizados para que as cores sejam reproduzidas em outros softwares como o Adobe Photoshop.

Com o utilitário aberto, podemos passar o ponteiro do mouse sobre qualquer parte da tela e utilizar a combinação de teclas “Command+C” para copiar os valores captados pelo Medidor de Cor Digital.

Para visualizar detalhes de uma cor que está em um pequeno ponto ou detalhe de uma imagem, mantenha a tecla “Control” pressionada e role o sensor de toque do mouse com dois dedos para dar um zoom na tela e obter mais sensibilidade de ferramenta de cores do Mac.

4) Utilitário de Disco

Utilitário de Disco do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Naturalmente, o Mac OS X é desenvolvido para limpar automaticamente arquivos antigos para manter os discos rígidos em bom funcionamento. No entanto, utilizar o Utilitário de Disco pode ajudar a resolver alguns problemas. O procedimento de verificar e reparar as permissões de disco pode ser utilizado uma vez por mês. Quando um problema é encontrado o Utilitário de Disco irá resolvê-los para você. Claro, nem sempre isso será possível, principalmente se o problema for muito sério. Mas, na maioria das vezes, ele consegue reparar pequenos erros.

A Apple afirma que estes procedimentos são seguros, mas ainda assim é sempre bom realizar um backup antes de executar estas ações sobre seus HDs.

5) Ferramenta Captura

Ferramenta de Captura do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Esta ferramenta é ideal para otimizar a maneira como você faz prints de tela em seu Mac além dos conhecidos atalhos de teclado. Através dela, podemos definir capturar janelas específicas do navegador web e aplicativo, da tela inteira, de uma seleção ou ativar o temporizador de captura de tela. Estas funções podem ser acessadas quando o utilitário está em primeiro plano através de sua ferramentas.

As configurações da ferramenta também permite ao usuários modificar o curso do mouse que será utilizado durante o print. Dessa maneira, fica evidente quando a captura de tela está em curso.

6) Acesso às Chaves

Utilitário Acesso às Chaves do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Quem utiliza o Safari, sabe que o navegador pode auxiliar na criação de novas senhas e permite salvar passwords utilizados para acessar serviços na Internet. A ferramenta conta com características de segurança como a criptografia AES de 256 bits que pode prevenir acesso não autorizados.

Ao acessar as preferências do aplicativo, podemos configurá-la para manter um ícone na barra de menus do Mac OS X Yosemite. Dessa maneira, o acesso rápido a ferramenta é garantido.

7) VoiceOver

Utilitário Voice Over do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Com a ferramenta de acessibilidade VoiceOver o seu Mac pode falar com você. Com ela, pessoas com deficiência visual podem saber o que se passa na tela do computador. Sendo assim, ele não será utilizado pela maioria das pessoas, que acabam descobrindo a ferramenta de forma acidental. No entanto, o VoiceOver é uma poderosa plataforma de acessibilidade que deve ser valorizada no Mac.

8) Relatório do Sistema

Relatório do Sistema do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Com está ferramenta você pode descobrir tudo sobre o seu computador. Dentre outras coisas, podemos visualizar especificações de discos rígidos, memória RAM, placa gráfica e HDs. São muitas informações que podem ser utilizadas tanto por um técnico em informática quanto pelo usuário comum se precisar.

Por que o novo Mac OS X se chama Yosemite? Descubra no Fórum do TechTudo.

Com este utilitário, além visualizar o relatório para que o computador seja reparado, podemos salvar as especificações do computador para facilitar que ele seja encontrado em caso de roubo. Você pode salvar estes dados em um arquivo XML. Para isso, basta usar o atalho “command+S” quando a ferramenta estiver aberta. Este documento pode ser guardado para que seja utilizado ou consultado.

Quem tem um Macbook pode usar o Relatório do Sistema para verificar funcionamento da bateria da bateria. Basta acessar a opção “Hardware” e clicar sobre “Energia” e verificar o “Ciclo de Contagem”.

9) Resumir textos

Ferramenta de resumo de texto do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Este utilitário é excelente para quem trabalha com textos longos. Quando ativado, pode criar resumos automáticos de qualquer texto selecionado em aplicativos e também em páginas da Internet.

Para utilizá-lo, selecione com o mouse as partes de um texto que deseja utilizar e clique sobre o nome do software que está utilizando. Em seguida, acesse a opção “Services” e clique em “Summarize”, como mostrado na imagem abaixo. O resumo surgirá na tela automaticamente e você poderá definir seu tamanho através do curso de porcentagem de frases ou parágrafos.

Ativando o resumo de texto do Mac OS X (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

10) Discurso de Steve Jobs 

O famoso discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford está escondido no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo

A Apple mantém o famoso discurso de seu fundador na Universidade de Stanford em texto "escondido" no Pages. A curiosidade está disponível para quem possui o aplicativo instalado e pode ser visualizada.

Mais do TechTudo