Por Da Redação; Para O TechTudo


Com a proximidade do fim do Orkut, muitos usuários decidiram salvar todas as informações pessoais da rede social, como fotos, vídeos, scraps, e depoimentos. Felizmente, o Google possui uma ferramenta que permite fazer o backup destes dados, com muita facilidade, chamado Google Takeout. O sistema permite reunir os arquivos do Orkut em um único arquivo para download ou mesmo mantê-los na nuvem. Veja neste tutorial como levar seus dados direto ao Google Drive, sem precisar baixar no PC.

Passo 1. A partir da tela inicial do Google Takeout, selecione os serviços do Google que deseja baixar e, em seguida, clique em “Próxima”.

Dados de vários serviços do Google pode ser baixados em um único arquivo (foto: Reprodução/Google Takeout) — Foto: TechTudo

Passo 2. As informações serão reunidas em um arquivo comprimido. Por isso, na próxima tela você pode escolher o formato desejado (.zip, .tgz ou .tbz) e como deseja receber o link de download: por e-mail ou enviá-lo direto para o Google Drive.

Após selecionar as opções, clique em “Criar arquivo”. (Arquivos maiores do que 2 GB podem ser divididos em vários pacotes zipados). 

Informações podem ser reunidas em formatos diferentes (foto: Reprodução/Google Takeout) — Foto: TechTudo

Passo 3. A criação do arquivo demora um tempo dependendo da quantidade de dados que você tem na rede social. Você tem a opção de aguardar na tela ou fechá-la. Quando o arquivo ficar pronto, o Google vai enviar um e-mail informando. Assim que a mensagem chegar, clique em “Gerenciar arquivos”.

Criação de arquivo demora de acordo com a quantidade de dados (foto: Reprodução/Google Takeout) — Foto: TechTudo

Passo 4. Na próxima tela, localize o arquivo desejado e clique em “Abrir no Google Drive”.

Arquivos do Takeout podem ser exportados diretamente para o Google Drive (foto: Reprodução/Google Takeout) — Foto: TechTudo

Passo 5. O arquivo será aberto na interface do Google Drive. Ele possui um backup de todas as fotos e o perfil do usuário. É possível salvá-lo no computador clicando na seta no menu acima da lista de arquivos.

Drive pode ler e acessar arquivo comprimido (foto: Reprodução/Google Takeout) — Foto: TechTudo

Passo 6. Uma cópia do arquivo será armazenada no Drive. Ele vai estar disponível dentro de uma pasta chamada “Takeout”.

Cópia das informações é salva automaticamente no Drive (foto: Reprodução/Google Takeout) — Foto: TechTudo

Seguindo essas dicas, você conseguirá armazenar uma cópia de seus arquivos do Orkut antes que eles fiquem inacessíveis de uma forma simples e rápida.

Como recuperar a senha do Orkut? Veja no Fórum do TechTudo. 

Mais do TechTudo