Por Da Redação; Para O TechTudo


O procedimento de root em smartphones com Android é extremamente popular, tanto no Brasil como em todo o mundo. Os aparelhos da linha Galaxy, por exemplo, são bastante “rootados” por quem quer desinstalar os excessivos apps da Samsung que saem da fábrica pré-instalados no gadget. As vantagens são várias, e o TechTudo lista as principais delas abaixo.

Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Customizar totalmente o smartphone

Os aparelhos da linha Galaxy têm a interface TouchWiz da Samsung pré-instalada, e o máximo que o usuário pode fazer, caso não goste dela, é baixar um launcher para tentar mudar um pouco a aparência. Com root, é possível instalar as chamadas Custom ROMs, que são versões personalizadas do sistema operacional.

Existem muitas modificações do Android disponíveis, cada uma com suas vantagens e características visuais. Entre alguns dos benefícios estão atualizações mais frequentes do sistema, sem ter que esperar as disponibilizações das fabricantes.

Galaxy S5 possui Android bastante modificado pela Samsung (Foto: Allan Mello/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 possui Android bastante modificado pela Samsung (Foto: Allan Mello/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Eliminar aplicativos pré-instalados

Esta customização é justamente a base de tudo que o root proporciona. Porque ela permite, entre outras coisas, remover o bloatware do aparelho. Ou seja, você não precisará mais ficar com aqueles vários aplicativos pré-instalados pela fabricante do seu gadget.

Instalar aplicativos mais poderosos

Se, por um lado, o smartphone perde aplicativos, é possível ganhar outros mais úteis e mais poderosos. O Titanium Backup, por exemplo, é considerada melhor ferramenta de backup de arquivos do que as outras soluções que podem ser utilizadas sem o root.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) — Foto: TechTudo

Há uma série de apps que funcionam somente com root. Um exemplo é o MarketEnabler, que libera acesso à Google Play Store de outros países. Já o ROM Manager gerencia mais ROMs no aparelho, enquanto o Chainfire 3D roda jogos compatíveis com NVIDIA Tegra, e o LEDs Hack altera as luzes de notificações.

Melhorar o desempenho do gadget

A soma dos dois últimos aplicativos faz com que o desempenho do gadget acabe se tornando muito melhor. Você remove programas inúteis, baixa aplicativos que podem tornar seu dia a dia mais fácil e ainda tem a opção de configurar propriedades mais avançadas.

Modos de captura do Galaxy S5 estarão no Note 4 junto com quatro outras novidades (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Modos de captura do Galaxy S5 estarão no Note 4 junto com quatro outras novidades (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Há aplicativos que permitem, como o SetCPU, por exemplo, realizar o overclock do seu processador. Ou seja, fazer com que o smart rode com o poder máximo que se pode alcançar, que normalmente é limitado pelas fabricantes. Também há programas para gerenciar a bateria, como o SuperPower.

Instalação de aplicativos no cartão microSD

Fechando a lista, mais um recurso bastante interessante, especialmente para quem não tem muito espaço de memória interna no gadget. Com o root, é possível instalar apps no cartão microSD. Assim, você ocupa menos espaço na memória do seu celular – o que também proporciona em um desempenho melhor.

Galaxy Note 4 terá sistema de autenticação digital do PayPal (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Galaxy Note 4 terá sistema de autenticação digital do PayPal (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Vale a pena?

O processo de fazer root em um Galaxy não é simples, mas seguindo os passos de um tutorial correto, a chance de haver erros é pequena. Porém, é preciso tomar cuidado em cada detalhe, porque falhas podem levar à inutilização do gadget. Vale lembrar ainda que as fabricantes, normalmente, não dão garantiam a aparelhos com root.

No entanto, o root serve para muita coisa, como deixar o seu Galaxy mais limpo e muito mais potente. Por isso, se você quer otimizar o seu telefone ou tablet e se sente seguro com o procedimento, há, sim, muitas vantagens de realizá-lo.

Mais do TechTudo