Por Da Redação; Para O TechTudo


Apesar de terem nascido com propostas distintas, atualizações recentes têm tornado aTube Catcher e Real Player mais parecidos. Enquanto o primeiro é conhecido principalmente por sua capacidade de capturar vídeos da Internet, o segundo, que ganhou melhorias e agora se chama Real Times, é um popular reprodutor de gravações no computador e em dispositivos móveis.

Se você tem dúvida sobre qual deles baixar, confira o comparativo antes de decidir.

Semelhanças

Em geral, aTube Catcher e Real Player só compartilham os mesmos resultados de buscas no Google quando o assunto é download de vídeos hospedados no YouTube e em outros sites da web, ou conversão de vídeos. Isso acontece porque essas são suas únicas funcionalidades compartilhadas.

Embora não seja tão conhecido por isso, o Real Player oferece formas simples de baixar conteúdo online para o PC e converter vídeos em vários formatos, fazendo-o um concorrente à altura de do aTube Catcher, um dos programas mais famosos a oferecerem esses recurso para usuários Windows.

Diferenças

Grande vantagem do Real Player está na visualizaçao de vídeos em múltiplas plataformas (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

De resto, os dois programas são completamente diferentes. O aTube Catcher passou a oferecer diversas ferramentas relacionadas a vídeos, como gravação de CDs e DVDs, captura de streaming ao vivo via Internet e até captura da tela do computador. No geral, ele se tornou um utilitário mais completo para Windows.

Como baixar vídeos do YouTube pelo Real Player? Descubra no Fórum do TechTudo.

Já o Real Player é voltado para o consumo de vídeos propriamente dito. Conhecido por ser, antes de mais nada, um reprodutor de mídia, o programa também evoluiu nos últimos anos. A versão mais recente, chamada de Real Player Cloud, oferece versões também para dispositivos móveis e tem como principal recurso a sincronização de vídeos entre os aparelhos – é possível visualizar no tablet um vídeo originalmente salvo no PC, mas cujo upload foi feito para a nuvem do serviço. São 2 GB gratuitos para serem utilizados como quiser.

Interface

Apesar de terem suas qualidades, aTube Catcher e Real Player têm diferenças profundas em termos de design e usabilidade. O programa nunca foi famoso por ter uma interface agradável, que se mantém praticamente a mesma desde que foi lançado. O aTube Catcher dispõe suas funções de maneira simples demais, sem atenção por detalhes, prejudicando a experiência do usuário mais leigo.

Por outro lado, o Real Player tem interface muito atrativa. Suas cores e traços planos combinam com as tendências mais recentes de design, resultando em uma usabilidade melhor. As versões para Windows, Mac, iOS e Android seguem o mesmo padrão, o que ajuda na hora de usar o app em vários dispositivos ao mesmo tempo – afinal, botões e outros elementos de interface ficam sempre no mesmo lugar.

Afinal, eles podem conviver no PC?

Atube Catcher e Real Player podem ser usados conjuntamente no PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Se o interesse do usuário não for somente pelas funcionalidades de download e conversão de vídeos, aTube Catcher e Real Player podem ser perfeitamente instalados e utilizados lado a lado no computador. Basta ter em mente que o primeiro serve mais quem precisa fazer captura de tela para criar tutoriais, por exemplo, entre outros tipos de tarefas offline, enquanto o player da Real Networks é dedicado a, principalmente, assistir a vídeos, seja localmente ou via web usando seus aplicativos.

Mais do TechTudo