Por Da Redação; Para O TechTudo


Assistir à TV e comentar sobre algum programa na Internet ao mesmo tempo é mais comum do que se imagina. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE Media, 16 milhões de brasileiros acessam a Internet enquanto estão na frente da televisão. Os dados mostraram que 38% de consumidores fazem comentários nas mídias sociais enquanto assistem programas na televisão. 

Recentemente, o Facebook divulgou dados semelhantes. Segundo a rede social oito em cada dez brasileiros veem TV e usam o Facebook ao mesmo tempo. O levantamento realizado pela Ipsos MediaCT revelou também que 39% dessas pessoas escolheram os dispositivos móveis como uma segunda tela: celular 67%, laptop 40% e tablet 18%, nesta ordem de preferência por aparelho.

A pesquisa do IBOPE revelou que o púbico feminino é o que mais gosta de trocar ideias na Internet sobre programas de TV que estão assistindo. Só nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, 65% das pessoas que fazem algum comentário sobre um determinado programa durante a transmissão são mulheres, sendo que 66% estão na faixa dos 10 a 29 anos de idade.

De todos os gêneros televisivos, são os fatos engraçados que geram mais repercussão nas mídias sociais, segundo a opinião de 64% dos cariocas e paulistas. Eventos polêmicos vêm em segundo lugar, e notícias trágicas em terceiro, com 44 e 25% respectivamente.

Facebook bloqueado, o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.

O estudo mostrou ainda outro dado interessante: a maioria dos usuários que fazem comentários enquanto assistem à TV já trocou de canal ou ligou a televisão após um programa ter sido sugerido ou comentado na Internet.

O Twitter, por exemplo, tem diariamente em seu Trending Topics - tópicos mais comentados por internautas - assuntos sobre novelas, reality shows, programas humorístico entre outros.

Mais do TechTudo