Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Facebook deu mais um passo para tornar a navegação na rede social mais segura. A partir de agora, usuários do navegador Tor Browser poderão acessá-la social usando um endereço novo que liga o computador diretamente aos servidores da companhia, sem intermediários. A medida chega pouco mais de um ano depois da liberação de login usando URL segura com protocolo HTTPS na rede social.

Facebook libera login via Tor para preservar anonimato dos usuários (Foto: Montagem) — Foto: TechTudo

O Tor é um navegador que utiliza a chamada rede Onion para driblar rastreamentos na Internet. Assim, usuários que trafegam por esse meio ficam invisíveis a “robôs espiões” que operam para rastrear o comportamento e, principalmente, o IP dos computadores. Tanto que esse “espaço” não é chamado de web, mas de Deep Web (rede profunda).

"O Tor desafia algumas questões de mecanismos de segurança ... significa que, do ponto de vista dos nossos sistemas, uma pessoa que parece estar se conectando da Austrália pode estar na Suécia ou no Canadá. Em outros contextos, tal comportamento poderia sugerir que a conta foi hackeada está sendo acessado através de uma "botnet", mas para Tor isso é normal", explica o Facebook.

Considerações como estas nem sempre foram refletidas em infraestrutura de segurança no Facebook, e por vezes levou a dificuldades desnecessárias para as pessoas que se conectam usando o Tor. Para tornar a sua experiência mais consistente com nossas metas de acessibilidade e segurança, nós começamos a testar um link disponível diretamente através da rede Tor Broswer para os usuários.

Assim, ao acessar o endereço facebookcorewwwi.onion, que já está no ar, usuários do Tor poderão fazer login normalmente para criar uma sessão criptografada entre seus computadores e o data center do Facebook. Para garantir que o servidor conectado é verdadeiro, o site emite um certificado SSL. Note que o link funcionará somente em navegadores habilitados Tor.

Facebook bloqueado, o que fazer? Veja no Fórum do TechTudo.

Segundo Alec Muffett, engenheiro de software para infraestrutura de segurança no Facebook, a navegação fornece comunicação end-to-end, do navegador ao centro de dados do Facebook. "Temos muitas idéias e estamos ansiosos para melhorar este serviço. A meta de médio prazo será apoiar um site mobile-friendly do Facebook através de um endereço do Tor", disse em comunicado no Facebook.

Via Facebook

Mais do TechTudo