Por Da Redação; Para O TechTudo


O Google está testando "consultas online com médicos" nas buscas. Caso este recurso seja aprovado, a gigante vai oferecer vídeos e contato direto com médicos em caso de pesquisas por sintomas. Os testes já estão sendo realizados, no entanto, somente para um pequeno grupo de internautas.

Google tenta conectar pacientes e médicos enquanto buscam por sintomas (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

A novidade foi “descoberta” por um usuário do Reddit, que afirmou estar procurando por informações para dores no joelho no Google pelo seu celular Android e então viu uma opção de contato com médico no buscador. Ele divulgou a captura de tela, e a imprensa internacional começou a repercutir o caso.

Em comunicado ao site Gizmodo, o Google confirmou os testes da funcionalidade. Os detalhes sobre como ela será adaptada, e quando será liberada para todos, ainda não foram divulgados. Mas o site Engadget afirma que a tendência é de que o contato com médicos seja integrado ao Google Helpouts.

Usuário do Reddit divulgou imagem do novo recurso do Google (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

“Quando você estiver procurando informações básicas de saúde, de sintomas como insônia ou intoxicação alimentar, nossa meta é dar as informações que mais irão lhe auxiliar. Estamos testando este novo recurso para ver se é útil para as pessoas”, diz nota do Google.

Qual é o melhor navegador? Opine no Fórum do TechTudo.

Na imagem do usuário do Reddit, a opção “talk with a doctor now” (fale com um médico agora) apareceu ao lado de um ícone de vídeo, indicando que o modo de conversa será mesmo como o do Helpouts. Lançado em novembro de 2013, este site é uma base de conteúdo com vídeos de várias áreas e especialistas.

Basta ir ao site do Helpouts, digitar em que você está com dúvida e então aparecerão sugestões de vídeos. Alguns são gratuitos e outros, como são de especialistas nas áreas, são pagos. A tendência seria de que os de médicos entrassem nesta categoria, mas ainda não há confirmações. Nos testes do Google, feitos em inglês, a gigante de buscas arca com os custos dos profissionais de saúde.

Mais do TechTudo