Por Da Redação; Para O TechTudo


Indo contra a maioria das atuais redes sociais, o Ello tem como sua principal e mais atrativa característica a ausência de anúncios. A rede social é gratuita, tem um design simples e é apenas para convidados, como era o Orkut no seu lançamento. Nós testamos o Ello e listamos algumas das principais características dessa nova rede social e futura concorrente do Facebook

Perfil

O perfil tem características bem parecidas com o do Twitter (que por sua vez, tem características do Facebook). O usuário pode colocar uma foto de capa e outra foto de perfil, redonda, no alto da página.

Perfil 1 — Foto: TechTudo

No perfil aparece as postagens, a aba “Friends” e “Noise”, os amigos, a descrição pessoal, nome, número de seguidores e seguidos. A área de “seguidores” é bem parecida com a do Twitter.

perfil 2 — Foto: TechTudo

Rede de amigos: como convidar, fazer amigos e adicionar

Quem optar pela nova rede social pode enviar o convite para os seus amigos pelo e-mail ou procurar pessoas na opção “Discover”. Quando achar alguém que queira seguir, basta clicar em “Friend” ou “Noise” para escolher a qual grupo a pessoa vai participar.

A aba “Friends” tem as pessoas que mais interessam ao dono do perfil e as que são menos interessantes, de acordo com o usuário, ficam na aba “Noise”. Vale lembrar que, assim como no Twitter, você pode começar a seguir alguém e essa pessoa não te seguir de volta, e vice-versa.

adicionar amigos — Foto: TechTudo

Interface sem anúncios

Com o lema “Simple, beautiful & ad-free”, a rede aposta em não ter anúncios (e é exatamente isso que despertou o interesse dos internautas), desde a página de login até o feed e a busca por novos amigos. 

Funções oferecidas

Muitos recursos do Ello são atualizados constantemente porque ainda está em fase beta. Listamos alguns já disponíveis:

- Notificação por e-mail (seguindo/convite/menções);
- Integração com Emoji;
- Post de bem-vindo e breve tutorial de uso;
- Modo de publicação em tela cheia, que pode ser acessado a partir de setas;
- Capacidade de tornar o perfil visível apenas na Ello;
- Post de texto , imagens, gifs e Emoji;
- Opção ligar e desligar o Google Analytics;

O que você acha da rede social Ello? Comente no Fórum do TechTudo.

Além disso o usuário pode mencionar alguém usando o @ antes do nome, localizar usuários, visualizar post, usar hashtags em posts, segui e deixar de seguir (“Friends” e “Noise”) e a aba WTF, com informações sobre o serviço e política. Ferramentas como bloqueio de usuário, sinalização de conteúdo impróprio e mensagens privadas serão lançadas em breve.

O que tem de bom?

Outra característica positiva, além da ausência de anúncios, é a praticidade. O Ello lembra bastante o Twitter e isso facilita na hora de aprender a mexer a nele. A interface simples também é bastante elogiada pelos usuários.

A possibilidade de separar as pessoas nos grupos “Friends” e “Noise” é muito útil, porque você pode classificar de acordo com seu interesse, o que é mais ou menos relevante.


O que ainda falta?

O Ello possui algumas falhas, possivelmente por ser a versão beta. Como por exemplo, pode acontecer de mudar sua foto do perfil ou de capa agora e daqui a dois minutos a foto desaparecer e você precisar colocar de novo.

O usuário não recebe notificação de forma muito visível no seu perfil. A única diferença é que a cor do fio entre a foto do usuário ou amigo e sua publicação muda de acordo com a notificação.

notificação — Foto: TechTudo

Entre você também no Ello, essa mistura de Twitter e Tumblr, e veja se vale a pena migrar para essa nova rede social e se é realmente uma ameaça para os outros sites de relacionamentos.

Mais do TechTudo