Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Windows 10 contará com suporte nativo ao formato de vídeos .mkv, também conhecidos como Matroska. Até o momento, os usuários do Windows necessitam de softwares de terceiros para rodar esse tipo de arquivo - os famosos codecs e players -, como VLC e Media Player Classic no computador.

mvk (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Usuários que têm acesso às versões prévias da nova edição do sistema operacional da Microsoft contaram que o formato é lido sem problemas pelo Media Player, ainda que mostre uma mensagem de erro.

Hoje, se você tentar rodar um .mkv em qualquer versão do Windows, até a 8.1, no Media Player sem codecs dedicados, você receberá uma mensagem de erro, dizendo que o sistema não oferece suporte ao formato.

Caso a novidade se confirme nas versões finais do Windows 10, a Microsoft estará um pouco atrasada. O formato Matroska é aceito, já há alguns anos, por uma infinidade de aparelhos que rodam Android. Além disso, diversos televisores com portas USB carregam o arquivo naturalmente, ainda que rodem sistemas operacionais muito menos complexos que o Windows nos aparelhos.

O .mkv é bastante difundido, uma vez que possui uma boa compressão, o que significa que tem um tamanho de arquivo mais adequado. Além disso, ele tem uma excelente qualidade de som e imagem, tudo num único formato. Esses arquivos oferecem suporte a legendas embutidas e a várias trilhas de áudio: casos em que o conteúdo foi extraído de uma mídia física e conta com trilhas de áudio em vários idiomas.

Via Neowin

Mais do TechTudo