Por Da Redação; Para O TechTudo


O Android 5.0 Lollipop vai permitir que os usuários capturem vídeos da tela do celular. A ferramenta, que surgiu numa versão voltada para desenvolvedores no Android 4.4 (Kit Kat), deve ser disponibilizada para todos os usuários do novo sistema móvel do Google. A gravação poderá se feita sem a necessidade de root no dispositivo, o que facilita a função.

Moto-G-apps2 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo

Como o Android Lollipop está pronto e seu código está liberado para desenvolvedores, as primeiras análises já começam a surgir. O novo recurso de captura nativa divulgada pelos desenvolvedores do Android ainda está sendo aprimorado, no entanto, já fornece estrutura para que um aplicativo dedicado seja capaz de gravar um vídeo, exibindo tudo que se passa na tela do celular.

Atualmente, alguns aplicativos permitem essa função mas com o Android 5.0 a gravação será mais rápida e simplificada. A funcionalidade é útil por exemplo, para habilitar o compartilhamento da tela do celular durante uma conferência de vídeo, como é possível fazer com o Skype, por exemplo.

Apesar de simples e com poucos recursos, Lollipop Screen Recording é um dos aplicativos disponíveis para gravação de tela no Android 5.0 (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Para evitar riscos de sair por aí gravando sem perceber suas ações no celular, o sistema exigirá a autorização do usuário sempre que um aplicativo tentar gravar a sua tela.

Qual é o melhor sistema para smartphones? Comente no Fórum do TechTudo

As primeiras análises sobre a API também mostram que o recurso ainda é incapaz de gravar áudio. Os próprios aplicativos que serão desenvolvidos em torno da função nativa terão que oferecer a solução de som, que seria bastante interessante para quem grava tutoriais e outros tipos de guias.

Mais do TechTudo