Por Da Redação; Para O TechTudo


A Apple realizou uma mudança discreta na App Store, nesta quarta-feira (19), trocando o botão de download de apps gratuitos. Após ter sido pressionada por uma comissão europeia, a empresa mudou a opção de baixar aplicativos de “Grátis” para “Obter”. A alteração afeta as lojas para iPhone e iPad, assim como para computadores Mac.

App Store passa a mostrar Obter no lugar de Gratis para escapar de processos judiciais (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Embora seja uma modificação quase imperceptível, o novo botão visa blindar a companhia de eventuais processos na justiça devido a downloads de apps que cobram por conteúdo depois de baixados, cujo uso vem crescendo em todo mundo.

Apple e Google vêm sofrendo com ações na justiça europeia, em que usuários dizem ter sido enganados por falsa propaganda. Afinal, muitos dos jogos gratuitos, por exemplo, só podem ser aproveitados se pacotes de expansão forem adquiridos à parte. A dona do Android já havia alterado as listas de apps mais baixados no continente europeu, mudando de “Top Apps Gratuitos” somente para “Top Apps”

Ao contrário do principal concorrente, a Apple optou por fazer a mudança global da nomenclatura, que já pode ser percebida também por usuários brasileiros, além já haver começado a indicar quando apps cobram por pagamentos internos. Por outro lado, as listas de apps mais baixados ainda contêm “grátis” no título.

Mais do TechTudo