Por Da Redação; Para O TechTudo


Com a consolidação das interfaces gráficas, o cursor do mouse tornou-se um dos recursos mais importante para controlar um sistema operacional moderno, seja usando um mouse ou um trackpad. Se o seu sistema é o OS X e em algum momento o cursor fica difícil de encontrar ou aparenta não estar respondendo, conheça algumas dicas que podem ajudá-lo nessa situação.

Problemas com o cursor do mouse no OS X? Veja como resolver (Foto: Montagem/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Aumente o tamanho do cursor do mouse

Para algumas pessoas, o tamanho padrão do cursor do mouse no Mac OS X é muito pequeno e isso as vezes torna difícil encontrar ele. Para lidar com isso, você pode tirar proveito das opções de acessibilidade da Apple e aumentar o tamanho do cursor do mouse sobre o seu sistema. Para isso faça o seguinte:

Passo 1. Clique no ícone da maçã (ele fica no canto esquerdo da barra de menus) e no menu que aparece, clique na opção “Preferências do Sistema…”;

Acessando as “Preferências do sistema” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Clique no item “Acessibilidade”;

Acessando a opção Acessibilidade no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Passo 3. Dentro de “Acessibilidade”, clique no item “Monitor” e use o controle deslizante para definir o tamanho do cursor. Aumente ou diminua até obter o tamanho do cursor do mouse que seja mais adequado para você.

Mudando o tamanho do cursor do mouse no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Mude para outro programa

Se você tentar mover o mouse ou o trackpad e o cursor do mouse não se mexer, na maioria das vezes isso pode estar sendo acontecendo por causa de um bug em um dos programas que você está usando, ou ele pode ser um problema no próprio OS X.

Independente da causa, a primeira coisa que você deve fazer é tentar mover o cursor do mouse pela tela, fazendo grandes círculos ou em levando ele em qualquer direção que você preferir. Além disso, tente repetidamente clicar com o mouse ou trackpad, pois isso às vezes faz o cursor reaparecer. Mas tenha cuidado ao fazer isso, pois você pode acidentalmente clicar em algo que não queria e assim ativar algum programa ou processo indesejável.

Outra coisa que você pode tentar fazer é alternar entre os programas abertos pressionando as teclas Command + Tab e depois voltar ao programa inicial novamente, usando a mesma combinação de teclas. Faça isso, com calma e possivelmente o cursor do mouse reaparecerá ou você encontrará o programa que estava ocultando ele.

Usando Command + Tab para mudar de aplicativo (Foto: Montagem/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Tente um Mouse/Trackpad diferente 

Se você encontrar um problema em que o cursor do mouse não funciona em em qualquer situação, independentemente do fato de você estar movendo o mouse ou o trackpad, então tente trocar e usar outro mouse/trackpad. Certifique-se de que este dispositivo de entrada pode ser conectado via USB, pois não é muito prático tentar configurar um novo dispositivo sem fio quando o cursor do mouse não está funcionando corretamente.

Reinicie o seu Mac

Por último, você pode tentar reiniciar seu Mac usando o botão de alimentação interna. Mantenha ele pressionado por cerca de cinco a dez segundos, para forçar o seu Mac a desligar. Ligue-o novamente e verifique se o cursor do mouse está funcionando ou não.

Desligando o Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Ter problemas com o mouse ou trackpad não é algo incomum, pode acontecer com qualquer usuário e mesmo no OS X, pode ser bem irritante em algumas situações. Para resolver, você deve ser paciente e seguir as dicas acima. Caso nenhuma delas resolva, seu último recurso será procurar a assistência técnica ou a loja da Apple mais próxima da sua localidade.

Mais do TechTudo