Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Gravar a tela do PC é uma tarefa que pode ser feita com a ajuda de programas gratuitos. O recurso é útil para gamers que desejam criar um gameplay, para quem quer criar um vlog ou para quem precisa desenvolver um vídeo tutorial, por exemplo. Boa parte dos softwares destinados à captura da tela em vídeo são pagos, mas é possível encontrar opções para baixar e usar de graça.

A seguir, selecionamos os cinco melhores programas para capturar a tela do computador de graça. Algumas ferramentas permitem, inclusive, gravar a tela com áudio. Além disso, a lista traz opções para download no macOS e em Windows.

Aprenda a restaurar o sistema no PC com Windows 10 (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo) — Foto: TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O CamStudio permite gravar tudo que acontece na tela do seu computador, incluindo áudio e registro da webcam, ao mesmo tempo. Dessa forma, o usuário pode aparecer enquanto captura a tela. O aplicativo salva o arquivo final em .AVI, mas também permite exportar em .SWF, caso você queira um arquivo mais leve. O CamStudio é um programa de código aberto e está disponível apenas para PCs com Windows.

CamStudio, software para gravação (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

2. Jing

O Jing, além de gravar o desktop, permite capturar imagens e editá-las adicionando texto. Além disso, é possível compartilhar o conteúdo nas redes sociais. No enanto, o software só deixar gravar cinco minutos de vídeo, sendo indicado para registros pequenos. A exportação suporta serviços como o Screencast.com ou via FTP. O Jing é gratuito e está disponível para as plataformas macOS e Windows.

Jing, software para gravação ( (Foto: Reprodução/André Sugai) — Foto: TechTudo

O Webinaria é um software de código livre, que também permite capturar o desktop em vídeo, assim como imagens de webcam e o som do microfone. O aplicativo conta ainda com um editor integrado e oferece o arquivo final em .AVI, com a opção de exportar em .FLV. O Webinaria é gratuito e está disponível apenas para o sistema Windows.

Webinaria, software para gravação ( (Foto: Reprodução/André Sugai) — Foto: TechTudo

4. Krut

O Krut Computer Recorder foi desenvolvido em Java, o que faz com que ele rode na maior parte dos sistemas operacionais que existe atualmente. O programa exporta o vídeo no formato .MOV e o áudio vem em .WAV, em um arquivo separado. Essa característica permite maior flexibilidade, caso você queira editar o vídeo posteriormente.

Krut, software para gravação (Foto: Reprodução/André Sugai) — Foto: TechTudo

5. Ezvid

Para encerrar a lista, selecionamos o Ezvid, que é uma boa opção para gamers. O software, além de gravar o que acontece no desktop, oferece também um formato especial chamado de Gamer Mode, que facilita a captura dos jogos. O vídeo não pode ser baixado depois que é capturado, mas o programa se encarrega de fazer o upload para o YouTube. O Ezvid também oferece um editor de vídeos que conta com recursos de marcação de tela, texto, inserção de áudio, voz sintetizada para leitura de texto e criação de slideshows, entre outros. O aplicativo gratuito está disponível apenas para Windows.

Ezvid, software para gravação (Foto: Reprodução/André Sugai) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo