Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Encontrar um bom software para editar áudio no computador pode ser uma tarefa cansativa. Entre as opções do mercado, muitas são ferramentas simples demais ou muito elaboradas para o  usuário sem experiência. No entanto, há opções para todos os níveis de conhecimento, outras totalmente intuitivas e, até mesmo, soluções online. Para te ajudar a encontrar o editor que você procura para seus arquivos MP3 ou gravações caseiras, preparamos a lista a seguir.

Vírus pode ser propagar pelo ar com ondas sonorar inaudíveis (Foto: Pond5) — Foto: TechTudo

O Audacity é um dos softwares mais conhecidos para edição de áudio no Windows (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Esse talvez seja o programa mais reconhecido como editor de faixas para PC. Com funcionamento relativamente simples, ele fornece tudo que é necessário para trabalhar com áudio de forma amadora.

É possível gravar músicas, editar, mixar, inserir efeitos, importar e exportar em diferentes formatos de arquivo de áudio. O Audacity é gratuito e conta com versões para Windows, Mac e Linux. Esse software tem ampla comunicação com diferentes formatos de áudio.

O MP3Gain é um aplicativo que proporciona um efeito simples, mas que soluciona um grande problema que atrapalha os consumidores de música pelo computador. Seu único proposito é igualar o volume de áudio de arquivos em MP3.

Na prática, ele acaba com o problema de músicas mais altas que outras - algo bem comum em arquivos de baixa qualidade e gravações antigas. No entanto, ele só trabalha com arquivos MP3, tanto na importação e exportação da edição.

Sound Forge é um aplicativo de edição de áudio da Sony com versões para Windows e Mac (Foto: Divulgação/Sound Forge) — Foto: TechTudo

O Sound Forge possui funções recomendadas para desenvolver trabalhos profissionais, porém, elas são de fácil entendimento e não precisam de muito conhecimento técnico para operá-las.

O software é recomendado para quem precisar gravar, editar, mixar, masterizar e inserir efeitos em áudios. Ele também conta com excelentes plugins nativos que por si só garantem alta qualidade de edição. Exporta arquivos em diversos formatos

O CutMP3.net é uma ferramenta online que permite cortar trechos de áudios (Foto: Reprodução/Marvin Costa) — Foto: TechTudo

Esse é um excelente representante do que chamamos de serviços na nuvem. Com o CutMP3, as edições são realizadas online e gratuitamente a partir da página do serviço. No entanto, ele não conta com grandes ferramentas de edição, sendo indicado apenas para cortar trechos de áudios. O grande ponto fraco do serviço é a exportação restrita para arquivos MP3.

O Power Sound Editor Free é uma ferramenta prática para edição de áudio no PC (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Com esse software, o usuário pode realizar gravações, edições e mixagens semiprofissionais. Se destaca por conter muitas funções fáceis de usar. Indicado para iniciantes, é uma excelente opção para quem precisa de edições rápidas ou está em busca de uma experiência no mundo do áudio.

O GarageBand é uma solução em ferramentas de áudio para todos os usuários de Mac (Foto: DIvulgação/Apple) — Foto: TechTudo

Criado pela Apple, o GarageBand é a ferramenta para gravação, edição e mixagem de áudio gratuita para todos os computadores da empresa da maçã.

O software se destaca por conter vários efeitos, sons pré gravados e instrumentos virtuais. É indicado para usuário de nível intermediário, pois apresenta interface mais complexa e cheia de configurações extras. O GarageBand trabalha com diversos formatos de áudio.

Softwares adotados por profissionais de áudio

Se você quer se aventurar no mercado de áudio profissional, pode testar outras ferramentas mais sofisticadas e que são indicadas para trabalhos com placas de áudio semiprofissionais ou profissionais.

Entre as opções, destacamos aquelas que podem ser usadas no Windows como o Cakewalk Sonar X3 e o Pro Tools, além de soluções para Mac OS X como o Logic Pro X, da Apple.

Mais do TechTudo