Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Sandbox é um estilo de game em que são colocadas apenas limitações mínimas para o personagem. Com isso, o jogador pode vagar e modificar completamente o mundo virtual de acordo com a sua vontade. Ao contrário dos jogos de progressão, um sandbox enfatiza a exploração e permite selecionar as tarefas que serão realizadas.

Saiba o que são games do gênero Sandbox (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Em vez de inserir áreas segmentadas ou níveis numerados, um game sandbox geralmente ocorre em Mundo Aberto. Com isso, o jogador possui acesso total do início ao fim. Apesar de elementos estruturados serem incluídos, como mini-jogos, tarefas e histórias, você pode jogar conforme a sua vontade.

Na verdade, a natureza não linear do sandbox cria desafios para os designers, com relação ao enredo. Por conta disso, tarefas e missões paralelas seguem uma progressão, geralmente são desbloqueadas após a conclusão de outras.

Games do estilo Sandbox focam na exploração do mundo aberto (Foto: Reprodução / wegotthiscovered) — Foto: TechTudo

Os tipos de sandboxes podem variar. MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role Playing Games) geralmente incluem uma mistura de elementos sandbox e progressão, além de depender bastante da interação do usuário no gameplay para que possa atrair gamers mais focados em uma temática não progressiva.

Modernos “beat ‘em ups” e FPS já foram mais influenciados no estilo. A série GTA, Red Dead Redemption e Assassin’s Creed são exemplos. Na famoso série dos assassinos, os jogadores devem correr e atirar onde para o lugar onde desejam.

Assassin’s Creed Victory (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Outros títulos, como Minecraft e Terraria, levam o conceito do sandbox a um outro nível, na qual o jogador pode, além de realizar a atividade que quiser, modificar totalmente o cenário de acordo com suas preferências.

Qual o seu melhor game no estilo sandbox? Comente no Fórum TechTudo!

Mais do TechTudo