Por Da Redação; Para O TechTudo


O Internet Archive recentemente disponibilizou 2.400 jogos de MS-DOS. Os usuários podem experimentar nos seus navegadores através de uma versão online do emulador DOSBox. A lista inclui muitos títulos famosos dos anos 80 e 90. Confira alguns dos melhores games para relembrar essa época.

Wolfenstein 3D (1992)

Wolfenstein 3D (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Antes mesmo da febre de Doom, o gênero FPS como o conhecemos hoje foi criado a partir de Wolfenstein 3D, o primeiro jogo que colocou uma arma na sua frente e incitou o desejo de dispará-la. O título se passava na Segunda Guerra Mundial e coloca o jogador para enfrentar soldados nazistas e até mesmo Hitler.

Prince of Persia (1990)

Prince of Persia (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Mais conhecido pela geração atual graças à trilogia Sands of Time, Prince of Persia tem sua origem nos complicados jogos de computador, apresentando uma jogabilidade complicada que exigia que cada pulo e cada passo fosse muito bem planejado para conseguir avançar. Para piorar, ainda havia um limite de tempo de 60 minutos para completar a aventura.

Dangerous Dave in the Deserted Pirates Hideout (1990)

Ninguém imaginava na época como Dangerous Dave se metia em tanta confusão (Foto: MobyGames) — Foto: TechTudo

Pode-se dizer que Dave era uma espécie de mascote dos jogos de PC em sua época, com seu design simples e estrelando em vários títulos bem parecidos uns com os outros. Criado por John Romero, pai de Wolfenstein 3D e Doom, o garoto conseguia se enfiar em diversas aventuras mirabolantes e também servia para demonstrar feitos técnicos, como quando copiou Super Mario Bros. 3 na cômica demo Dangerous Dave in Copyright Infringement.

Maniac Mansion (1987)

Maniac Mansion (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Os lendários títulos de aventura de apontar e clicar da LucasArts eram alguns dos melhores motivos para jogar no PC nos anos 80 e 90, como demonstrado pelo inovador Maniac Mansion. Jogadores precisavam escolher uma equipe de jovens para adentrar uma mansão macabra onde um cientista e sua família realizavam bizarros experimentos. A aventura tinha 5 finais e era extremamente complexa para sua época.

Jazz Jackrabbit (1994)

Jazz Jackrabbit (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Uma curiosidade sobre os jogos de PC é que eles não tinham tantos problemas com violência quanto nos videogames, que na época encaravam problemas com a febre de Mortal Kombat. Isso permitia o surgimento de personagens como Jazz Jackrabbit, um coelho verde armado até os dentes, criado por ninguém menos que Cliff Bleszinski, designer da série Gears of War.

Where in the World is Carmen Sandiego (1989)

Com um imenso carisma, Carmen Sandiego educou uma geração de detetives (Foto: Vimeo) — Foto: TechTudo

Provavelmente um dos títulos mais icônicos de sua época, Where in the World is Carmen Sandiego era uma espécie de jogo educativo onde você tentava capturar a famosa ladra Carmen Sandiego ao seguir informações sobre países e pistas deixadas por ela. O sucesso foi tanto que chegou a ganhar um programa de televisão e até um desenho animado.

Zool 2 (1994)

Zool 2 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Enquanto nos consoles os produtores precisavam se preocupar com a quantidade de objetos em tela devido a limitações técnicas, no PC podiam haver jogos de ação e plataforma como Zool 2, onde há tantos itens colecionáveis na tela em formato de doces que fica até mesmo difícil tentar pegar todos. O título foi patrocinado por uma empresa de pirulitos, a Chupa Chups, o que deu uma temática açucarada para a franquia.

The Blues Brothers – Jukebox Adventure (1993)

The Blues Brothers – Jukebox Adventure (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Conhecidos no Brasil como “Os Irmãos Cara-de-Pau” os Blues brothers esbanjavam carisma com seus ternos, óculos escuros e ritmo. O primeiro jogo deles foi lançado para várias plataformas, mas curiosamente a sequência, Jukebox Adventure, acabou ficando exclusiva dos computadoes.

Alley Cat (1984)

Alley Cat trazia uma divertida história que se passava no dia de um gato de beco (Foto: Wikipedia) — Foto: TechTudo

Um personagem de jogo bastante inusitado para a época era o gato Freedy de Alley Cat, cuja tradução literal seria algo como “gato do beco”. Neste game você controla um felino que precisa chegar até sua namorada, passando por vários desafios no caminho, um em cada apartamento que ele se aventurasse em entrar pela janela, de comer a comida de cachorros dormindo a conseguir capturar um rato.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo