Por Da Redação; Para O TechTudo


Checar se o seu notebook está infectado pelo adware Superfish é uma tarefa simples. Basta acessar o site Superfish CA test (https://filippo.io/Badfish/) e verificar a imagem que aparece no meio da tela. Caso esteja escrito “YES”, o seu sistema está infectado.

Teste verifica se seu notebook Lenovo está infectado (Reprodução) — Foto: TechTudo

Quais as melhores marcas de notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Diante disso, a melhor solução até o momento é atualizar o antivírus Microsoft Defender, que vem instalado em qualquer Windows atual. O novo update remove este malware, renova o certificado SSL corrompido e promete restaurar o sistema a um ponto seguro.

Um bom indicativo de que o seu sistema está limpo é se o navegador pedir a sua permissão para abrir um pop-up. Uma das melhores maneiras para se ter uma navegação segura é não permitir que pop-ups sejam abertos automaticamente, pois esta é uma forma tradicional de se veicular adwares e spywares em geral. Portanto, assim que o sistema estiver limpo, verifique se o seu browser está com essa opção configurada.

De acordo com a própria Lenovo, em comunicado enviado ao TechTudo, o Superfish só foi instalado nos notebooks fabricados entre setembro e dezembro de 2014. Os dispositivos de janeiro já não vinham com o referido adware e a comunicação dele com os servidores foi desativada desde então.

Mais do TechTudo