Por Da Redação; Para O TechTudo


A Microsoft liberou a versão prévia do Windows 10 para smartphones nesta quinta-feira (12). A atualização traz algumas das novidades reservadas para o sistema operacional nos próximos meses, mas é recomendado apenas para testes. A grande surpresa, no entanto, é que nenhum top de linha da empresa pode receber o update atualmente.

Windows 10 para smartphones traz tela inicial com plano de fundo (Foto: Reprodução/Microsoft) — Foto: TechTudo

Para baixar o Windows 10 Preview, é preciso ter os Lumias 630, 635, 730 ou 830, todos já disponíveis no Brasil. Além disso, o usuário terá que se cadastrar no programa Windows Insider, o mesmo da versão para computadores, e habilitar o seu smartphone para receber as builds do sistema.

Interface refinada

Entre as novidades presentes na versão liberada nesta quinta-feira está a possibilidade de aplicar planos de fundos por trás das live tiles da tela inicial do sistema, um pedido antigo dos usuários. Além disso, a lista de aplicativos agora mostra aqueles recém-instalados no topo, prometendo maior organização para os usuários.

Notificações melhoradas

A Microsoft apresentou mudanças ainda na Central de Ações do Windows 10. A partir de agora, o usuário não ficará limitado a quatro ou cinco atalhos no topo do espaço, já que há a possibilidade de exibir ou ocultar mais ícones. Para se ter uma ideia, o recurso vai funcionar de forma semelhante àquela apresentada na versão prévia para computadores.

Windows 10 agora oferece notificações interativas para aplicativos (Foto: Reprodução/Microsoft) — Foto: TechTudo

Outro pedido antigo atendido são as notificações interativas. Ao receber um SMS, por exemplo, o usuário poderá arrastar o dedo no banner do topo da tela e responder a mensagem na tela que estiver, poupando tempo. O recurso promete ainda estar disponível para outras aplicações, de forma semelhante ao que já acontece no Android e iOS.

Digitação por voz

A Microsoft incluiu ainda a possibilidade de ditar um texto ao escrever no smartphone. Para isso, tudo o que o usuário terá que fazer é pressionar um botão de microfone na parte superior do teclado. Ainda não há confirmação por parte da Microsoft se o recurso funciona para o Português do Brasil.

Microsoft Office

Word para Windows 10 ganhará interface Ribbon também nos smartphones (Foto: Reprodução/Microsoft) — Foto: TechTudo

Os aplicativos do Word, PowerPoint e Excel apresentados pela Microsoft no último dia 21 finalmente foram liberados para os smartphones. Além de renovados, o conjunto de aplicativos agora traz recursos mais completos, baseados no Office para computadores. Outro aplicativo que ganhou novidades foi o Outlook, que possui nova interface e ações baseadas em gestos.

Universal Apps 

A Microsoft também colocou em prática os Universais Apps, que prometem unificar a experiência entre computadores e telefones. O Windows 10 agora traz um novo calendário, galeria de fotos mais organizada e integrada com PCs e com o OneDrive, aplicativo de mapas renovado.

Windows 10 terá o mesmo aplicativo de fotos em celulares e computadores (Foto: Reprodução/Microsoft) — Foto: TechTudo

Outro aplicativo que ganhou uma renovação foi o player Xbox Music. Bastante criticado no Windows Phone 8.1, o tocador ganhou uma renovação que lembra bastante o Spotify. No vídeo apresentado pela Microsoft, é possível ver que a música em reprodução será exibida em uma barra inferior, que poderá ser expandida para toda a tela.

Xbox Music também será compartilhado entre Windows 10 de computadores e smartphones (Foto: Reprodução/Microsoft) — Foto: TechTudo

Tops de linha ausentes

A chegada do Windows 10 para smartphones, no entanto, decepcionou boa parte dos usuários. Nenhum dos tops de linha lançados pela empresa poderá receber o update por problemas de incompatibilidade, mas que devem ser resolvidos nas próximas semanas, segundo a empresa. Além disso, nenhum dos aparelhos mais antigos terminados em x20 está apto para receber a atualização no momento.

Windows 10 foi liberado nesta quinta, mas tops de linhas ficaram de fora (Foto: Reprodução/Microsoft) — Foto: TechTudo

Segundo a Microsoft, esta é apenas uma versão de testes que deve ser instalada cautelosamente pelo usuário. O Windows 10 Preview pode possuir alguns erros e bugs que afetam o desempenho dos aparelhos, bem como atrapalhar o seu funcionamento.

Mais do TechTudo