Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O ASCII é um código que foi proposto por Robert W. Bemer como uma solução para unificar a representação de caracteres alfanuméricos em computadores. Antes de 1960 cada computador utilizava uma regra diferente para representar estes caracteres e o código ASCII nasceu para se tornar comum entre todas as máquinas.

Conheça a história do código ASCII (Foto: Reprodução/André Sugai) — Foto: TechTudo

De onde vem?

O nome ASCII vem do inglês American Standard Code for Information Interchange ou ”Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação”. Ele é baseado no alfabeto romano e sua função é padronizar a forma como os computadores representam letras, números, acentos, sinais diversos e alguns códigos de controle.

No ASCII existem apenas 95 caracteres que podem ser impressos, eles são numerados de 32 a 126 sendo os caracteres de 0 a 31 reservados para funções de controle. Ou seja, funções de computador. Alguns caracteres acabaram caindo em desuso pois eram funções específicas para computadores da época como o Teletype (máquinas de escrever eletro-mecânicas), fitas de papel perfurado e impressoras de cilindro.

Tabela de códigos ASCII (Foto: Reprodução/André Sugai) — Foto: TechTudo

Alguns exemplos de funções de controle seriam o LINE FEED que fazia com que a impressora avançasse seu papel, a função cancel e a função escape que até hoje é representada pela tecla ESC. Caso você queira ver uma lista mais extensa dos caracteres ASCII visite o site Asciitable (asciitable.com).

Como formatar um notebook Positivo? Comente no Fórum do TechTudo

E os desenhos?

Outro uso bem interessante dos códigos ASCII é para a criação de desenhos. Os códigos podem ser utilizados para representar qualquer tipo de imagem, coloridas ou não. Quem utilizava o mIRC talvez se lembre disso. Caso você queira experimentar algumas possibilidades em código ASCII hoje existem soluções online como o conversor de textos para ASCII como o Text to ASCII Art Generator ou o conversor de imagens Picascii.

No site Asciiart (asciiarte.com) é possível conferir uma galeria de imagens criadas utilizando o código ASCII, apesar de ser um código antigo ele ainda é muito útil e divertido.

Exemplo de ASCII Art (Foto: Reprodução/André Sugai) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo