Por Da Redação; Para O TechTudo


Os desenvolvedores o VLC Media Player anunciaram uma atualização para o popular software, nesta sexta-feira (27). Dentre as novidades do player de vídeos que suporta uma infinidade de formatos estão uma loja de extensões especializada, além de novo suporte para plataformas Android TV, Windows Phone e Windows RT. O update está disponível para sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Player VLC atualiza com suporte para novas plataformas e formatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

O popular player de vídeos e áudios VLC, da desenvolvedora VideoLAN, para desktop está com uma reformulação bem interessante em sua versão mais recente 2.2.0. Um dos grandes destaques está na loja de extensões e plugins embutido no software, na qual é possível baixar recursos extras como Tunaln Radio, funções para exibir letras das músicas e muito mais. Para usar, basta procurar e selecionar as aplicações de forma nativa do VLC: clique em “Ferramentas” e depois selecione  a opção “Plugins e extensões”, ou acesse o market place (addons.videolan.org).

Além disso, também é possível buscar por legendas para seus vídeos, filmes e séries, com uma pesquisa rápida nas ferramentas do player. Outra novidade permite que o usuário volte a assistir um vídeo do exato momento no qual parou anteriormente: é exibida uma barra no topo da tela mostrando a opção. Dessa forma não é necessário ficar buscando ou anotando o tempo do vídeo para continuar assistindo mais tarde.

VLC adiciona loja de extensões e plugins e seu player (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

VLC único no Windows

Outras mudanças adicionaram compatibilidade com tablets de plataforma Windows RT, Android TV  e Windows Phone, em versão beta, além dos tradicionais sistemas que já tinham suporte como o Windows, Mac e Linux. O VLC se tornou um App Universal da plataforma Windows, sendo compatível até com a versão mais recente do sistema, o Windows 10.

Para acelerar as funções do dia a dia no player, o VLC vai reconhecer automaticamente se o vídeo está rodando na orientação vertical ou horizontal, e ajustar a visualização. A função está disponível para vídeos em formato MP4, MOV, MKV e h.264. Além disso há uma função experimental para suporte de vídeos em Bluray, UltraHD (4k), com a adição de novos codecs.

O VLC Player na versão 2.2.0 já pode ser baixada por todos os usuários de forma gratuita, a partir desta sexta-feira (27), e oferece interface em português.

Via PC World

Mais do TechTudo