Por Da Redação; Para O TechTudo


PlayStation é a popular linha de consoles da Sony que faz sucesso entre os jogadores desde sua primeira versão, lançada em 1994. Afim de saber mais sobre seu console favorito? Confira algumas curiosidades sobre o Playstation.

Playstation: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Sony (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O mascote Polygon Man

Como de praxe nos velhos tempos, consoles e empresas possuíam mascotes, que costumavam ser usados em material promocional. O Playstation chegou a ter um mascote, o Polygon Man, usado em propagandas do console antes de seu lançamento.

Apesar da tentativa, o bizarro personagem terminou não vingando, e deixou de ser utilizado. recentemente, ele apareceu no game Playstation All-Stars Battle Royale.

Polygon Man (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Inspiração no Atari

De visual único, o Playstation 2 não é exatamente uma ideia original da Sony. A primeira versão do console se assemelha muito com o Falcon 030, da Atari. Na verdade, a patente do aparelho foi comprada, para que a empresa japonesa pudesse usar o design no novo console.

Falcon, da Atari (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

PS2 com atualizações

Mesmo sem uma rede online dedicada, o PS2 deveria possuir um sistema de atualizações, feitas diretamente plugando memory cards no console e transferindo os arquivos.

A Sony desistiu da função de última hora, mas terminou deixando partes do sistema no software do console. As brechas foram descobertas e usadas para rodar jogos pirata no aparelho.

Playstation para desenvolvedores

Em 1997 a Sony resolveu lançar uma versão especial do Playstation, dedicada a desenvolvedores de jogos. O aparelho de cor preta só podia ser conseguido por encomenda, e tinha como missão ajudar iniciantes na área a desenvolverem suas habilidades.

PS1 para desenvolvedores (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Ideias de logos

Como um console novo no mercado, o Playstation precisava de uma logo. A Sony trabalhou em inúmeras versões até chegar ao padrão visto no primeiro console, que é usado até hoje em todos os aparelhos da marca.

Ideias de logos (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Torres interativas

Sabe aquela animação exibida quando você liga o seu PS2? Apesar de parecer totalmente aleatória, a altura das torres depende dos arquivos salvos no seu memory card. Quanto mais games diferentes jogados no aparelho, maior o tamanho dos blocos.

Super Nintendo + Playstation

Originalmente, o Playstation surgiu de uma parceria entre a Sony e a Nintendo para desenvolver um leitor de CDs para o Super Nintendo, popular console da empresa japonesa.

Depois de desentendimentos, o projeto foi abandonado. Antes de lançar o console, a Sony ainda tentou vender a ideia à Sega, que também não se interessou e preferiu investir no seu Sega CD, que foi um fracasso.

Sucesso de vendas

O Playstation 4 vendeu mais de 1 milhão de unidades no seu dia de lançamento no Estados Unidos. O console foi lançado em novembro de 2013 no país, e só depois chegou a outras nações.

Porta misteriosa

No topo dos portáteis PS Vita, é possível encontrar uma saída chamada “accessory port”, que nunca teve sua utilidade revelada. Na versão slim do aparelho as portas foram removidas, levantando suspeitas de que nunca chegarão a ser usadas.

O verdadeiro PSX

Constantemente usado para se referir ao primeiro Playstation, o nome PSX na verdade pertence a um gravador de vídeos integrado ao PS2. O aparelho só foi lançado no Japão e não chegou a fazer muito sucesso.

O verdadeiro PSX (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo