Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Aos poucos, grandes e conhecidos aplicativos estão recebendo uma reformulação visual para se adequar às características do “Material Design”, conceito criado pelo Google e implementado no Android 5.0 Lollipop. Os dois mais recentes apps a ter este tratamento são o Evernote e o Pocket Casts, que também ganharam novas ferramentas e melhorias na usabilidade.

Evernote

A atualização 7.0 do Evernote finalmente trouxe o conceito de Material Design para o aplicativo de notas. Além das cores mais ousadas, o app ganhou uma nova tipografia, um menu de opções muito mais simples e transições de telas mais suaves.

Update 7.0 trouxe o Material Design para o Evernote (Foto: Reprodução/Evernote) — Foto: TechTudo

Aproveitando a atualização visual, os desenvolvedores incluíram também algumas melhorias de usabilidade no app. A navegação, por exemplo, ganhou acesso direto aos atalhos. Além disso, os controles para visualizar e editar as notas estão mais simples, o app finalmente ganhou a possibilidade de editar e apagar as tags e foi adicionado um novo recurso: agora, uma pressão mais longa no botão de “nota rápida” permite customizá-lo.

Pocket Casts

A mudança visual para o Material Design veio no update 5.0 do Pocket Casts. O aspecto visual já é conhecido por quem usa o Lollipop: menus chapados, cores vibrantes, navegação simplificada e muitas animações para os botões e transições entre telas. Porém, o aplicativo de podcasts também recebeu novas e significativas funções.

Além do visual reformulado, o Pocket Casts 5.0 ganhou muitas novas ferramentas (Foto: Reprodução/Google Play) — Foto: TechTudo

A mais bem-vinda é a “Up Next”, que permite selecionar outros áudios para serem tocados automaticamente, na sequência. Criar uma fila de podcasts favorece quem está em trânsito e não pode, ou não quer, perder tempo procurando novos episódios para ouvir.

Com a ferramenta “Silence removal”, o usuário poderá remover os momentos de pausa silenciosa de cada áudio e, assim, ouvir mais episódios em menos tempo. Porém, vale ressaltar que este recurso só funcionará com os arquivos que forem totalmente baixados para o dispositivo.

Já a função “Volume boost” permite aumentar ao máximo o volume de cada podcast que está sendo tocado na hora, sem interferir com o volume geral do aparelho. Desta forma, o usuário evita os sustos com as notificações que tocam em segundo plano. Este mecanismo é especialmente útil para quem usa os fones de ouvido.

Mais do TechTudo