Por Da Redação; Para O TechTudo


Quase todo usuário de Android já teve problema ao tentar baixar apps do Google Play no aparelho. Podem haver erros no momento do download ou a loja parar de funcionar do nada. Seja qual for seu caso, confira algumas dicas que costumam solucionar a maioria das falhas do tipo no sistema do Google.

Limpe o cache

A primeira providência ao ter problemas com o Google Play no Android é limpar a memória temporária de dois apps instalados no aparelho, chamada de cache.

Passo 1. Acesse o item “Apps” ou “Aplicativos” no menu do aparelho e role a página até encontrar o item “Google Play Store”. Toque para abrir mais opções;

Abra as opções da Google Play (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Toque em “Limpar cache” e tente usar a Google Play Store novamente.

Limpe o cache da Google Play (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Limpe os dados

Se o problema continuar, dessa vez limpe os dados do app da Google Play, repetindo os passos acima, mas selecionando a opção “Limpar dados”. Ao fazer isso, o app da loja oficial irá se comportar como se estivesse sendo acesso pela primeira vez.

Limpe os dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Desinstale atualizações

Persistindo o problema, vá até as opções do app da Google Play Store, como na dica anterior, e toque no botão “Desinstalar atualizações”. De novo, o aplicativo irá se comportar como se nunca tivesse sido usado.

Desinstale atualizações (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Exclua cache e atualizações do Play Services

Volte à tela de apps instalados e, agora, abra o item Google Play Services. Desinstale as atualizações, se o botão correspondente estiver habilitado. Se não estiver, somente limpe o cache e tente baixar o app desejado mais uma vez.

Limpe tudo do Google Play Services (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Verifique o Gerenciador de Downloads

Acesse o menu de apps do Android e mova até a aba “Todos”. Lá, procure por “Downloads” ou “Gerenciador de downloads” ou ainda “Download Manager”. Ao abri-lo, verifique se ele está desativado e, se estiver, toque em “Ativar”.

Verifique se o app de Download está ativado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Remova sua conta Google

Uma das soluções mais drásticas a se fazer é remover e inserir novamente sua conta Google do smartphone ou tablet.

Passo 1. Para isso, vá até o menu “Contas” no Android e toque em “Google”;

Acesse sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Selecione a conta ou todas elas se houver mais de uma e abra o menu superior, escolhendo a opção “Remover conta”.

Exclua a conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Faça um reset de fábrica

Se mesmo após realizar todos os procedimento acima, você continuar a enfrentar problemas ao baixar aplicativos na Google Play Store, só restará fazer uma restauração de fábrica no dispositivo. O procedimento é simples, mas apaga todo o conteúdo do telefone ou tablet, como fotos, músicas, vídeos e apps. Antes de prosseguir, realize um backup completo usando o Titanium Backup ou o Helium. Depois, faça o seguinte:

Passo 1. No menu do Android, vá até a opção “Fazer backup e redefinir” e clique em “Configuração original”– o nome pode mudar de acordo com a fabricante do aparelho;

Restaure seu dispositivo às configurações originais (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Verifique atentamente quais dados você irá perder com a restauração e, ao final, toque em “Redefinir telefone”.

Redefina o telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Feito. Uma dessas dicas servirá para solucionar falhas no app do Google Play. Ao final de cada uma, verifique se consegue baixar programas por lá normalmente. Vale também se certificar de que o erro está ocorrendo ao fazer download de qualquer aplicativo, pois, se estiver restrito a um deles, há a possibilidade de o defeito não estar no seu Android.

Erro no Google Play? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo