Por Da Redação; Para O TechTudo


O WHOIS, cujo nome vem da expressão de língua inglesa “who is” (quem é), é um mecanismo que registra domínios, IPs e sistemas autônomos na Internet e que serve para identificar o proprietário de um site. Alimentado por companhias de hospedagem, ele reúne todas as informações pertencentes a uma página, seja ela atrelada, no Brasil, a um CNPJ ou a um CPF.

computador-pc (Foto: Foto Divulgação) — Foto: TechTudo

Tecnicamente falando, o WHOIS é um protocolo TCP que tem como objetivo consultar contato e DNS. Ele apresenta, geralmente, três principais linhas de contato do dono de um website, o contato administrativo, o contato técnico e o contato de cobrança. Além disso, são exibidos telefones e endereços físicos.

Por padrão, essas informações são acessíveis publicamente. Mas, algumas empresas internacionais podem oferecer um WHOIS privado mediante pagamento, mantendo os dados guardados, mas protegidos do acesso por pessoas não-autorizadas.

Para solicitar o WHOIS de uma página, basta acessar um site que ofereça a consulta online como o (who.is). Geralmente, esses serviços até incluem outros dados relevantes no relatório, além do que já oferecido normalmente pelo protocolo, como imagens em miniatura, os servidores onde o domínio está localizado, entre outros.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo