Por Da Redação; Para O TechTudo


O Skype é um dos programas de chamadas de vídeo mais populares do mundo e talvez, exatamente por isso, está sendo alvo de um novo malware. O Skyffall é um trojan perigoso que imita o instalador de um suposto complemento para o software da Microsoft, com o objetivo de enganar usuários. A ameaça está se espalhando pela própria plataforma por meio de mensagens enviadas por quem já se infectou.

Skype pode ganhar versão web sem plugin (Foto: Reprodução/Aline Jesus) (Foto: Skype pode ganhar versão web sem plugin (Foto: Reprodução/Aline Jesus)) — Foto: TechTudo

As mensagens contêm a expressão “Meu Deus!”, seguida do username da vítima e de um link que redireciona o usuário para uma página na web. Lá, um falso vídeo demora para carregar até que a página solicite o download de um arquivo EXE (.exe), extensão para programas executáveis.

Ao ser baixado e instalado como se fosse um complemento do Skype, o trojan sequestra a máquina e passa a usá-la como um servidor de adware e enviar mensagens no Skype e enganar mais pessoas.

Link falso enviado por Skype faz vítima instalar trojan no computador (Foto: Reprodução/Secure List) — Foto: TechTudo

A página falsa só opera no Internet Explorer e traz diversos comentários falsos sobre o suposto vídeo para tentar fazer a vítima permanecer por tempo suficiente para o ataque ocorrer. Até o momento, foram identificadas mensagens suspeitas em espanhol e inglês, ainda não havendo registros de mensagens em português.

Página falsa que abriga trojan exibe falso vídeo (Foto: Reprodução/Secure List) — Foto: TechTudo

O malware foi identificado por especialistas pela primeira vez nesta terça-feira (3). Desde então, os criadores têm modificado parte do código malicioso para driblar detecções por antivírus. Por enquanto, a dica para evitá-lo é não clicar em hipótese alguma em links enviados por desconhecidos no Skype, ou até mesmo por amigos, antes de se certificar com a pessoa de que se trata de conteúdo seguro.

Skypefall é trojan que exibe instalador aparentemente autêntico (Foto: Reprodução/Secure List) — Foto: TechTudo

Como gravar vídeos do Skype no computador? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo