Por Da Redação; Para O TechTudo


O BitTorrent, um dos maiores softwares de compartilhamento de arquivos como músicas e vídeos voa P2P do mundo, está lançando um projeto diferenciado de conexão à Internet. É o Maelstrom, um browser que funciona via torrent. A ideia do navegador é acabar com a necessidade de ter servidores centrais para os sites, com os usuários servindo como uploaders e abrigando versões em seus PCs.

Maelstrom enfim foi liberado para usuários testarem (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Depois de uma versão alfa de testes fechados, o Maelstrom chegou à edição beta, com avaliações liberadas para quaisquer usuários que desejarem realizar o download. Não custa nada baixar o browser, que tem como ambição fazer parte de uma “nova Internet” pelos próximos 20 anos.

“Perguntamos: e se a Internet funcionasse mais da maneira como o BitTorrent funciona? O Project Maelstrom visa responder esta pergunta com um navegador web que permita um novo modo de publicar, acessar e consumir conteúdo web”, explica a equipe do BitTorrent.

O Maelstrom funciona exatamente como o BitTorrent, com uma rede feita pelos próprios usuários. Os sites não são hospedados em um servidor central, mas pelas máquinas das pessoas que estão navegando. Essa é uma forma de manter a Internet aberta e neutra, sem que haja controle sobre sites.

O desenvolvimento começou no ano passado e, segundo a equipe, de dezembro para cá ele andou bem rápido. Mais de 10 mil desenvolvedores e cerca de 3,5 mil publicadores, entre startups, acadêmicos e pesquisadores, já fazem parte do grupo de usuários que está fazendo com que a rede funcione.

Como revolver um erro no BitTorrent? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo