Por Da Redação; Para O TechTudo


Quem nunca se arrependeu de ter dito algo polêmico, constrangedor ou que simplesmente não condiz com sua atual opinião na Internet? Isso acontece com todo mundo desde sempre, mas as redes sociais eternizam nossas ‘mancadas’. Se você discutiu com alguém no Twitter e se arrependeu depois, saiba que tem conserto. Veja como apagar seus tuítes antigos e polêmicos.

É possível apagar tuítes polêmicos (Foto: Reprodução/Twitter) — Foto: TechTudo

Use a busca avançada

Com login ativo no Twitter, entre na busca avançada (twitter.com/search-advanced). Digite a palavra-chave no campo “Todas estas palavras” e seu próprio nome de usuário em “Destas contas”;

Busca avançada do Twitter (Foto: Reprodução/ Raquel Freire) — Foto: TechTudo

No tuíte que deseja apagar, clique nos três pontinhos localizados à direita e selecione “Excluir Tweet”.

Caminho para apagar tuíte localizado com busca avançada (Foto: Reprodução/ Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Apague tudo

Se você não sabe ao certo o que está procurando, ou se tem uma quantidade enorme de tuítes que desejaria não ter escrito, o melhor a fazer é apagar vários de uma vez só. Sites como o TweetDelete e o TweetDeleter realizam este procedimento automaticamente, bastando fazer login no microblog.

No TweetDeleter, por exemplo, marque os posts que deseja excluir e clicar no botão “Delete tweets”.

Tuíte que será apagado selecionado com o TweetDeleter (Foto: Reprodução/ Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Demora alguns instantes até que as postagens realmente sumam da sua conta. Você também pode marcar a caixa “Select all” para apagar todos de uma vez, mas a plataforma possui um limite de 100 (cem) tuítes por dia na versão gratuita. Portanto é recomendável selecionar primeiro os mais embaraçosos.

Confirmação do TweetDeleter para apagar todos os posts (Foto: Reprodução/ Raquel Freire) — Foto: TechTudo

Ainda é preciso ter em mente que agregadores podem manter cópias de seus tuítes, fazendo com que eles fiquem disponíveis ainda por algum tempo. O famoso printscreen também é uma ferramenta simples, mas poderosa quando o assunto é discussão em redes sociais. Por essa razão, vale sempre ter bom senso na hora de escrever algo publicamente, principalmente no Twitter.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo