Notebooks
Publicidade

Por Juliana Pixinine, para o TechTudo


A tecla Fn é responsável por oferecer comandos diferentes para outras teclas do PC. O botão é uma abreviação da palavra “function”, ou “função”, em português. Os recursos adicionados às teclas dependem da marca do seu notebook. Em alguns modelos, a Fn serve para ativar um teclado numérico em teclas com letras, por exemplo.

Já em outros aparelhos ela funciona em conjunto com as teclas de funções F1 a F12, ativando uma funcionalidade alternativa. Para saber onde fica a Fn no teclado, basta procurar pelas teclas marcadas com a mesma cor da Fn, que geralmente é azul ou laranja. Para desvendar este recurso para você, o TechTudo explica para que serva a tecla Fn e como desativar.

Veja também: saiba como desativar a tecla Fn do teclado. Assista ao vídeo abaixo!

Como desativar a tecla Fn do teclado do PC

Como desativar a tecla Fn do teclado do PC

Onde comprar teclado e mouse baratos? Opine no Fórum do TechTudo

O que é e para que serve a tecla Fn do teclado

A tecla Fn serve para modificar outros botões do teclado, assim como a AltGr, e é usada em teclados mais compactos que não abrigam todas as teclas do acessório tradicional. Por isso, o recurso chegou como uma forma de economizar e otimizar o espaço nos teclados. Resumidamente, a Fn permite ativar ou desativar algum recurso, principalmente em notebooks menores, por meio de atalhos no teclado.

Devido ao caráter modificador, a tecla só opera por meio da combinação com outros botões do teclado. Isso explica o fato de que seu uso é mais comum em notebooks. A Fn ajuda a mudar rapidamente ajustes de tela, áudio, brilho, contraste ou volume. Basta pressionar a tecla seguida por outro botão no teclado. As principais funções da tecla Fn incluem:

  • Ajustar ou silenciar a saída de áudio;
  • Aumentar ou diminuir o brilho e contraste da tela;
  • Ativar um monitor externo para fazer uma apresentação;
  • Ativar o modo de espera;
  • Colocar o notebook no modo de hibernação;
  • Ejetar um CD/DVD;
  • Bloquear o teclado;
  • Aumentar a retroiluminação do teclado (se houver);
  • Ativar ou desativar e alternar a tela;
  • Ligar ou desligar a câmera (se houver);
  • Ativar ou desativar o Bluetooth;
  • Ativar ou desativar o Wi-Fi.

Para que serve a tecla Fn no teclado? Veja como desativar no PC — Foto: Isadora Díaz/TechTudo

Onde fica a Fn no teclado?

A localização da tecla Fn varia de acordo com o modelo do notebook. Em PC com Windows, por exemplo, ela geralmente fica do lado direito, próxima ao botão “Enter”. Já em dispositivos da Apple, com macOS, você em contra a Fn no canto inferior esquerdo dos teclados de MacBook. Alguns modelos de Chromebook também contam com a tecla Fn, que fica próxima à barra de espaço.

Como desativar a tecla Fn do teclado

O passo a passo para desativar a tecla Fn depende do modelo do seu notebook. Caso o teclado tenha a tecla “Num Lk”, o processo é muito mais simples. Basta pressionar a tecla “Fn” ao mesmo tempo que a “Num Lk” para bloquear ou desbloquear a função.

Para reativar o touchpad pelo teclado do notebook, pressiona a tecla Fn e depois um dos números com a figura do touchpad, dependendo do modelo — Foto: Juliana Pixinine/TechTudo

Vale citar que os testes a seguir foram feitos em um notebook Dell Inspiron n4010, que não possui a “Num Lk”. Sendo assim, o caminho para desativar é bem mais longo, mas existe.

Passo 1. Reinicie o PC. Ao aparecer a tela de inicialização, pressione “F2″ para abrir a BIOS;

Abra a BIOS para desativar a tecla Fn do teclado — Foto: Juliana Pixinine/TechTudo

Passo 2. Pressione a seta para a direita e vá para “Advanced” e desça até “Function Key Behavior” e dê enter. Vão aparecer duas opções: “Function Key First” e “Multimedia Key First”;

Em 'Advanced', selecione 'Multimedia Key First' para desativar a tecla Fn do teclado — Foto: Juliana Pixinine/TechTudo

Passo 3. Para desativar a tecla, selecione a opção “Multimedia Key First”. Pronto, agora a tecla já foi desativada. Para reativá-la, basta seguir os mesmos passos.

Existem dois caminhos para desativar a tecla Fn do teclado — Foto: Juliana Pixinine/TechTudo

Mais do TechTudo