Publicidade

Por Da Redação; da Redação


Que o WhatsApp ativou a função de chamada entre contatos já está todo mundo sabendo, mas o mensageiro do Facebook não é o pioneiro. As chamadas por VoIP já eram realizadas pelo Skype, Viber, o próprio Facebook Messenger, entre outros. Testamos e comparamos a qualidade da ligação entre eles. Confira qual app se saiu melhor!

WhatsApp Messenger

A qualidade da ligação pelo WhatsApp foi muito boa, pois mesmo em uma conexão 3G a ligação não falhou. Mas apesar da boa qualidade, no teste com o 3G a voz dava eco, demorando na entrega para o seu contato, mas não caiu e nem picotou a ligação. Ao testar no Wi-Fi o resultado foi muito bom, parecia ligação de telefone fixo, sem presença de ruídos ou falhas. 

Skype

O Skype é um dos mensageiros mais conhecidos pela função chamada, pois além de funcionar como telefone, o aplicativo possibilita que o usuário faça videochamadas. A qualidade faz do mensageiro da Microsoft a melhor opção. Mesmo na conexão 3G a ligação era limpa, sem ruídos e sem falhas. E também não chegou ao limite dos dados. 

Viber

O Viber foi, de longe, o que apresentou o pior desempenho. Em um dos testes, o aplicativo não funcionou, nem com conectividade Wi-Fi. Em outro teste, mais efetivo, o Viber funcionou apenas com Wi-Fi, exibindo a mensagem de problemas de conexão com o 3G. Quando finalmente conseguimos conectar, no entanto, a ligação funcionou bem e com som limpo, sem ecos.

Facebook Messenger

Entre os testados, o Facebook Messenger foi o que apresentou qualidade mais baixa. As ligações possuíam ruídos, falhavam e demoravam a completar. Além de consumir bastante dados, desestabilizando a conexão. Outra limitação do mensageiro é que o usuário só pode ligar para seus contatos que possuem o número do celular cadastrado.

Conclusão

Entres todos os aplicativos testados, a melhor opção em relação à qualidade é o Skype, mas ele não é tão popular nos celulares quanto o WhatsApp. O mensageiro tem um bom desempenho e, no fim das contas, se você quer um aplicativo que possa substituir a rede das operadoras, a melhor opção é o WhatsApp Messenger.

Mais do TechTudo