Um novo bug está afetando iPhones que recebem uma mensagem específica em caracteres especiais, com parte em árabe. Identificado por um usuário do fórum Reddit nesta quarta-feira (27), o problema, que estaria relacionado à maneira com que o iOS processa textos em Unicode, é acionado em telefones da Apple ao tentar exibir uma notificação recebida por SMS.
Abaixo, vídeo com o teste. Ao receber a notificação, o app de mensagens travou. Veja:

Aparentemente, há um conjunto de caracteres específico que o sistema de notificações do iOS 8, incluindo suas variações, é incapaz de processar. Ao receber essa mensagem de outro iPhone e tentar mostrar um alerta, o smartphone da Apple não consegue ler o formato Unicode, entra em pane e reinicia.
Vale lembrar que a falha só acontece quando o estilo do alerta está ajustado para "banner". Em nossos testes, quando o usamos outros formatos de notificação, o iPhone não apresentou problemas.
Qual o seu sistema operacional favorito e por quê? Comente no Fórum TechTudo
Procurada pelo TechTudo, a Apple confirmou o problema, causado por uma sequência de caracteres que afetaram o aplicativo de mensagens. A empresa garantiu, ainda, que irá ajustar o app o quanto antes com um update de software. Não é a primeira vez que o iOS sofre com uma vulnerabilidade desse tipo. Em novembro de 2013, o smartphone da Apple também apresentava erro ao abrir um link para uma página com caracteres em Unicode.
Como consertar
O bug não é "fatal" e pode ser resolvido de maneira simples. Se você recebeu o código que trava o iPhone, há três formas de corrigir o erro e fazer o aplicativo oficial de Mensagens do iOS voltar ao normal.
1. Para reativar o app, basta receber outro banner de notificação de mensagem. O mesmo usuário que enviou o código precisa enviar outra mensagem de texto.
2. Outra alternativa é pedir para que a Siri envie uma mensagem de texto.
3. Ou vá até a galeria de fotos, selecione uma imagem e compartilhe também pelo app de mensagens.
Com um desses passos, o problema será resolvido. A menos que alguém envie uma mensagem com o tal código novamente.
Via Reddit e The Next Web