Por Fonte; Para O TechTudo


O Facebook anunciou uma nova maneira de proteger informações enviadas por e-mail. A partir desta segunda-feira (1) será possível incluir um código criptografado OpenPGP no perfil, que será utilizado pela rede social como chave para autenticar comunicações que não passam diretamente pelo facebook.com. A ideia é impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a dados pessoais.

Como funciona? Quando notificações criptografadas são habilitadas, o Facebook vai assinar mensagens de saída. A chave Facebook pode ser verificada em servidores de chaves SKS ou MIT.

Facebook passa a usar OpenPGP para proteger e-mails (Foto: Reprodução/OpenPGP.org) — Foto: TechTudo

OpenPGP é um padrão universal de criptografia de e-mail criado em 1991, largamente utilizado no mundo inteiro. Ao adotá-lo, o Facebook passa a oferecer mais uma camada de defesa aos usuários, que hoje só são capazes de manter os dados protegidos quando acessam os servidores com protocolos de segurança HTTPS e HSTS. Essas tecnologias proteger apenas as conexões diretas no Facebook. 

Para utilizar o OpenPGP é necessário instalar um cliente de e-mail compatível com a tecnologia, como o Mozilla Thunderbird e Enigmail – usuários de Mac devem obter ainda o software GPG Suite. É a partir desses programas instalados que a chave de segurança é gerada, podendo então ser adicionada ao perfil do Facebook na seção de informações de contato (facebook.com/me/about?section=contact-info).

A novidade está sendo liberada aos poucos e ainda não é compatível com o Facebook para dispositivos móveis. Portanto, ao menos por enquanto, é necessário acessar a rede social por meio de um computador desktop para informar sua chave criptografada e começar a proteger seus e-mails.

Via Facebook

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo