Por Da Redação; Para O TechTudo


No comparativo de especificações estão dois smartphones intermediários da Microsoft: o Lumia 730 e Lumia 830. Se você quer investir em um celular com Windows Phone, veja os prós e contras dos celulares para escolher o ideal para comprar. São analisados os quesitos design, desempenho, câmeras e, claro, o preço. Confira na disputa Lumia 730 vs Lumia 830 mais detalhes dos aparelhos coloridos da antiga Nokia.

Design: Lumia 780

Para começar, os dois smarts oferecem opções em cores vibrantes, para os usuários que querem sair do básico preto e branco, com versões em verde e laranja. No visual, ambos têm design com bordas quadradas, e o Lumia 730 tem dimensões de 134,7 x 68,5 x 8,7 mm, com peso de 130 g.

Lumia 730 é mais compacto e leve (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) — Foto: TechTudo

Já o Lumia 830 vem com 139,4 x 70,7 x 8,5 mm e peso de 150 g. Ele é mais fino do que seu rival e tem tela um pouco maior. Então, para quem está procurando um celular mais compacto e leve para o dia a dia, o Lumia 780 sai ganhando.

Tela: Lumia 730

O Lumia 730 apresenta uma tela OLED de 4,7 polegadas com resolução HD de 1.280 x 720 pixels. O Lumia 830 tem um display maior, com 5 polegadas IPS LCD, e a mesma resolução HD. Por causa disso, a qualidade de reprodução do primeiro tem 316 ppi e do segundo 294 ppi, dando uma leve vantagem para o Lumia 730.

Lumia 830 apresenta tela HD (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) — Foto: TechTudo

Mesmo o ponto indo para o Lumia 730, no dia a dia, isso não fará muita diferencia no uso e os dois displays devem apresentar uma qualidade razoável de imagem. A tecnologia Gorilla Glass 3 está presente nos dois modelos, o que protege contra arranhões. Então, depende do gosto do usuário por uma tela maior ou não.

Desempenho: Empate

Iniciando com o Lumia 730, o smart oferece um processador quad-core de 1,2 GHz em conjunto com uma memória RAM de 1 GB. O rival Lumia 830 vem com o mesmo processador quad-core de 1,2 Ghz e também RAM de 1 GB. Uma diferença pode ser vista no espaço de armazenamento interno, com 8 GB para o primeiro e 16 GB para ao segundo. No entanto, o 730 tem a vantagem de ter capacidade dual-chip, para usar duas operadoras.

Lumia 730 apresenta processador quad-core, semelhante com rival (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) — Foto: TechTudo

Caso precise de mais espaço para guardar seus arquivos, ambos modelos podem ser incrementados com cartão microSD de até 128 GB. Os dois intermediários apresentam um bom desempenho para tarefas básicas, como acesso às redes sociais e emails e registro de fotos, sem decepcionar usuários menos exigentes.

Sobre o sistema operacional, estão em ambos a plataforma móvel da Microsoft, Windows Phone 8.1. Pelas configurações bem semelhantes é possível considerar um empate neste quesito.

Câmeras: Empate

O Lumia 730 foi lançado com o destaque de ser um celular para selfies. E isso se dá por causa da sua câmera frontal grande-angular de 5 megapixels, que permite registrar fotos com todos os amigos incluídos na cena. Na lente frontal, no entanto, estão apenas 6,7 megapixels Carl Zeiss, o que é uma resolução bem fraca, em comparação com seu rival. Ambas as câmeras filmam em Full HD (1080p)

Lumia 730 vem com câmera para selfies (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) — Foto: TechTudo

O Lumia 830 vem com lente traseira melhor, de 10 megapixels Carl Zeiss, mas sai perdendo na frontal, com apenas 0,9 megapixels, o que é uma resolução bem ruim, indicada apenas para videochamadas básicas. A traseira filma em Full HD (1080 p) e a frontal em HD (720p). Os dois smarts tem recursos de flash LED e auto-foco.

No total, o Lumia 730 tem o ponto forte na lente frontal e o Lumia 830 tem destaque na lente traseira. Então também fica um empate, que depende do gosto do usuário em buscar um “selfiephone” ou smart com câmera principal mais potente.

Bateria: Empate

Mais um empate está vindo pela frente: os dois smarts apresentam potência de bateria com 2200 mAh. E considerando que as configurações internas e de tela são semelhantes, eles apresentam quase o mesmo tempo de duração com apenas uma carga, com cerca de 15 horas com o uso do 3G.

Lumia 830 tem bateria de 2200 mAh, igual seu rival (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) — Foto: TechTudo

Preço e disponibilidade: Lumia 730

O Lumia 730 leva vantagem quando o assunto é preço: ele pode ser encontrado em lojas físicas e online a partir de R$ 539. Por outro lado, o Lumia 830 tem preço maior, a partir de R$ 896, mas também pode ser encontrado com facilidade online e em lojas nacionais.

Conclusão: Lumia 730

Considerando que muitos dos quesitos são bem semelhantes entre os dois smarts, como processador, memória RAM, sistema operacional e bateria, o Lumia 730 apresenta um melhor custo-benefício em relação ao seu rival. Isso acontece pelo preço bem menor perante um smart intermediário equivalente.

Para os usuários que buscam um celular com uma tela um pouco maior, design mais fino e câmera traseira com maior resolução, o Lumia 830 não deve decepcionar. No entanto, o vencedor desse comparativo é o smart de selfies Lumia 730 dual-chip.

O que você acha que falta no Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo