Por Da Redação; Para O TechTudo


Pesquisadores do Institute of Science Education and Research, na India, desenvolveram uma bateria capaz de ser carregada utilizando não apenas luz solar, mas também luz artificial. O projeto, que ainda está em fase de protótipo, pode se tornar uma alternativa às baterias que utilizam materiais poluentes. Outra vantagem está no tempo para ela ser carregada por completo.

Teste usando bateria fotosensível para alimentar um eletrônico (Foto: Divulgação/Dr. Musthafas lab) — Foto: TechTudo

Baterias utilizadas atualmente usam uma série de componentes pesados em sua composição. Uma equipe liderada pelo pesquisador Musthafa Ottakam Thotiyl criou uma bateria que utiliza nitreto de titânio fotosensível. O componente, além de ser menos poluente, evita acidentes já que é mais estável que o íon de lítio e outros materiais.

Em testes realizados, a bateria demorou apenas 30 segundos para ser carregada por completo sob luz artificial. Em outro teste, um protótipo usado para alimentar um LED conseguiu reter 72% de energia após 100 ciclos de recarga.

É evidente que a pesquisa ainda está longe de ser usada comercialmente, como em nossos smartphones, por exemplo. Porém, pode-se notar que um caminho mais sustentável e eficiente para as baterias do futuro. 

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo

O vídeo abaixo mostra outro teste utilizando a bateria. Veja:

  Protótipo mostra bateria que recarrega com luz 'de lâmpada' em segundos

Mais do TechTudo