Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O torrent pode ser hoje a forma mais utilizada para fazer download de arquivos grandes, mas esse cargo já foi um dia da conexão P2P, ou peer-to-peer. Dessa época, o Ares Galaxy foi um dos únicos a sobreviver, e pode transferir vídeos e imagens entre usuários da rede. Comparamos o Ares Galaxy com o uTorrent, um dos clientes de torrent mais populares do mundo; veja quem se saiu melhor. 

Ares Galaxy ou uTorrent? Veja quais dos programas se sai melhor no comparativo (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

Design: empate

Nem uTorrent ou Ares Galaxy se destacam pelo design (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O duelo entre uTorrent e Areas Galaxy empata logo no primeiro quesito, mas não necessariamente por qualidade: na verdade, ambos são igualmente medíocres no design. Seja por conta de muita poluição visual no uTorrent, ou por uma interface datada no Ares, não espere deles uma aparência agradável.

Isso não significa que sejam difíceis de usar, já que suas principais funções são acessíveis logo a partir da primeira tela, não sendo necessário conhecimento prévio para tirar proveito da transferência de arquivos que eles oferecem.

Desempenho: uTorrent

O Ares Galaxy, como um cliente P2P, tende a sofrer mais com variações de velocidade de download, mas, como ele também consegue baixar arquivos torrent, a disputa de rapidez se iguala com o uTorrent. Em nossos testes, ele tiveram resposta similar ao baixar os mesmos arquivos, havendo diferença somente quando utilizada uma transferência P2P no Ares.

Entretanto, o uTorrent ganha no desempenho geral do programa, já que o Ares pode sofrer falhas regulares no Windows. É possível que o software pare de funcionar abruptamente, interrompendo o download e tomando ainda mais tempo para terminar de baixar o conteúdo.

Recursos: Ares Galaxy

Ares oferece chat entre usuários (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O Ares vence do uTorrent em termos de recursos extras. Isso porque ele também permite comunicação entre os membros da rede, com criação de perfil e conversas em chat. É essa uma das principais características que ainda mantém a comunidade viva. Além disso, o programa conta com um player de vídeo e música integrado, permitindo inclusive criar playlists a partir de itens baixados por lá.

O Ares Galaxy também permite baixar um arquivo de várias fontes ao mesmo tempo. Em se tratando de transferência P2P, isso é essencial para garantir o download imediato do conteúdo, já que não requer que um usuário específico esteja online naquele momento.

Segurança: uTorrent

No uTorrent é possível avaliar torrents seguros e de boa qualidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Mesmo que baixar torrents não seja considerada uma atividade segura, esse risco é muito maior quando se trata de transferências P2P. Afinal, em conexões ponto-a-ponto, você cria uma ponte direta entre dois ou mais computadores, o que facilita a entrada de malwares de todo tipo.

Contribui para isso a falta de um mecanismo de avaliação de arquivos no P2P, como é visto no torrent. Ao baixar arquivos .torrent de muitos websites, é possível conferir a avaliação da comunidade sobre aquele determinado item - o próprio uTorrent permite fazer uma avaliação para enviar à comunidade.

Comunidade: Ares Galaxy

Comunidade do Ares permite buscar por arquivos raros (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O Ares Galaxy tem uma comunidade forte de transferências P2P, o que ainda se soma com a enxurrada de usuários trocando torrents todos os dias. A quantidade de fontes no uTorrent ou qualquer outro cliente do tipo se limita aos torrents, o que faz com que o Ares seja uma fonte muito mais eficaz para encontrar arquivos. 

Conclusão: uTorrent

O Ares Galaxy tem recursos interessantes para um programa tão antigo, e mantém a disputa acirrada com um dos maiores clientes de torrent do mundo. Mesmo assim, a instabilidade no Windows é decisiva e contribui para a sua derrota nessa disputa.

Porque não consigo baixar por torrent? Comente no Fórum do TechTudo.

Afinal, se você deixar seu computador baixando algo durante a noite, certamente não iria gostar de acordar com o download incompleto porque o programa parou de responder, como no caso do Ares Galaxy.

Além disso, realmente não é recomendado baixar arquivos via P2P, até mesmo por meio de uma rede considerada segura. Ela consegue passar indetectável por alguns firewalls, o que a deixa mais útil em empresas ou universidades, mas também mais propensa a expor seus dados. Vence o uTorrent.

Mais do TechTudo