Notebooks
Publicidade

Por TechTudo


Se a câmera do seu notebook não funciona, seguir algumas dicas podem ajudar a resolver o problema. A webcam é um componente que vem acoplado na maioria dos computadores à venda no mercado, de marcas como Samsung, Lenovo, Dell, Positivo e mais. Também é muito comum que a câmera do laptop comece a apresentar bugs, tela preta e outras falhas, com o passar do tempo. Sua câmera do notebook parou de funcionar? Confira, nas linhas a seguir, os principais problemas que podem impedir a sua webcam de ligar e aprenda como consertar o acessório.

Câmera do notebook não funciona? Saiba como consertar sua webcam — Foto: Barbara Mannara/TechTudo


Qual é o melhor modelo de Webcam? Confira no Fórum do TechTudo!

1. Webcam desligada

A maioria dos notebooks possuem teclas de funções que ativam ou desativam determinadas funções do aparelho. Se ao tentar usar a sua webcam no Google Meet ou Skype, por exemplo, a outra pessoa não vê a sua imagem, pode ser que a sua câmera esteja desligada. Verifique as teclas de função do seu notebook (F1, F2, F3 etc) – alguma delas é responsável por ligar ou desligar a câmera. Ao encontrar, pressione-a juntamente com a tecla Fn, presente em todos os notebooks.

Alerta de webcam não detectada — Foto: Divulgação/HP

2. Ausência do driver

Algumas vezes a webcam não é ativada por falta do driver controlador. Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação do hardware com o sistema operacional. Se eles não estiverem instalados, não há meios do hardware em questão funcionar.

Para resolver, vá ao Painel de Controle do Windows, clique nas opções do Sistema e, depois, em Gerenciador de Dispositivo. Se algum dos itens apresentar um ícone em amarelo é porque o driver daquele item está faltando. Assim, você deve ir até o site da fabricante de seu notebook e baixar o driver específico para a câmera. Outra opção é usar programas que detectam automaticamente os drivers que estão faltando e fazem o download, como o Driver Easy.

3. Driver corrompido

Exemplo de driver ausente ou corrompido — Foto: Felipe Alencar/TechTudo

Mesmo com o driver instalado, a webcam pode não ligar. Isso acontece devido ao corrompimento deste driver específico. O motivo para isso são muitos, desde uma atualização mal sucedida no Windows até um vírus que corrompeu o arquivo.

Para resolver o problema, você precisa desinstalar o driver, baixar a versão mais recente e reinstalá-lo. Siga os mesmos passos da dica anterior e, ao encontrar o driver da webcam no gerenciador de dispositivos, clique com o botão direito sobre ele e depois em desinstalar driver. Por fim, é só baixar a versão mais recente e instalar de novo.

Veja também: assista ao vídeo a seguir e confira 5 dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

Cinco dicas importantes antes de comprar um notebook

4. Webcam desativada na BIOS

Alguns usuários, após pesquisar nas configurações do sistema, descobrem que o PC não está localizando a webcam. Se isso estiver acontecendo, o mais provável é que esteja desabilitada na BIOS. Alguns computadores trazem essa opção na BIOS, portanto, é válido dar uma olhada lá e checar se a sua câmera está realmente desativada. Se estiver, basta ativar e reiniciar o computador para que a câmera volte a ser reconhecida e, consequentemente, volte a funcionar

5. Cabo flat desconectado

Reconectando o cabo flat da webcam — Foto: Reprodução/Suporte HP

Mesmo se depois de executar todas as dicas acima a sua webcam continuar sem dar sinal de vida, o problema provavelmente é no hardware e não no software. Nesse caso, você tem duas opções: levar em uma assistência técnica ou resolver o problema você mesmo. A segunda opção só é recomendada para usuários muito experientes.

Você deve abrir a tampa do seu notebook usando uma chave de fenda fina. Lá, você pode encontrar o conector da sua webcam. Veja se o cabo flat está instalado corretamente. Às vezes, com os movimentos do cotidiano, esse cabo pode se soltar. Assim, basta colocar de volta no lugar para religar a sua câmera.

Mais do TechTudo