Por Da Redação; Para O TechTudo


A assistente virtual Cortana, presente no Windows 10, vai falar português até o fim do ano. A Microsoft finalmente anunciou uma previsão oficial para a assistente virtual chegar ao Brasil e outros 12 países. Disponível em celulares e PCs, o recurso estará disponível até o fim de 2015 para os participantes do programa Windows Insider, voltado para testes do sistema operacional. Além do idioma, a Cortana terá características locais para atender as expectativas dos usuários no país.

Embora não tenha dado uma data específica para o lançamento no Brasil, a Microsoft deu detalhes sobre como a assistente pessoal é desenvolvida para cada país. Segundo a empresa, uma extensa pesquisa é feita antes do lançamento para que a Cortama tenha traços da personalidade local, use gírias e possa oferecer funções diferenciadas, neste caso, para os brasileiros.

Apenas no Windows Insider

Para testar a Cortana em português, é preciso estar inscrito no programa Windows Insider, que atualmente serve para testes de builds do Windows 10 em computadores e smartphones da linha Windows Phone. Entre as tarefas da assistente, estão a capacidade de criar lembretes, eventos, enviar mensagens e e-mails, além de entreter o usuário com piadas e imitações.

Desenvolvida inicialmente para smartphones, a assistente pessoal chegará aos computadores com o lançamento do Windows 10, no dia 29 de julho. Nos últimos meses, Microsoft confirmou também a chegada da Cortana para smartphones equipados com Android e iOS até o fim do ano. Além do Brasil, a assistente será disponibilizada ao longo deste ano para Austrália, México, Índia e Canadá.

Mais do TechTudo