Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Os usuários do uTorrent podem começar a perceber atividades estranhas ao utilizar o serviço a partir desta quarta-feira (22). Isso porque, pelo menos seis softwares de antivírus e até mesmo o  Chrome começaram a identificar o cliente de torrents como um "risco de segurança", bloqueando sua instalação e o acesso às páginas de download do site oficial. 

uTorrent: veja como melhorar a velocidade de donwload (Foto: Divulgação/utorrent) — Foto: TechTudo

O antivírus online Virus Total, por exemplo, identifica a presença do trojan OpenCandy no instalador do uTorrent. Enquanto isso, outras variações também foram encontradas pelos programas ESET-NOD32, Fortinet, GData e AhnLab-V3. 

Download bloqueado

Já o Google Chrome pode impedir usuários que tentarem baixar o cliente de torrents, além de bloquear o acesso à páginas com links para o uTorrent e outros softwares dos mesmos desenvolvedores. 

Alguns antivírus detectam trojan OpenCandy (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Por enquanto, ainda não são todos os acessos ao site do uTorrent que aparecem como bloqueados e é incerto o número de antivírus que o identificam como perigoso. Da mesma forma, ainda não é possível dizer que o uTorrent em si apresente risco para o computador em que está instalado, seja ele Windows ou Mac

Porque não consigo baixar por torrent? Comente no Fórum do TechTudo. 

Polêmica de bitcoins

Vale lembrar que não é primeira vez que o uTorrent se envolve em polêmicas. Em março, um relatório apontou que o cliente de torrents estava instalando um software de mineração de bitcoins de forma silenciosa no computador de seus usuários. O programa seria responsável por “pegar emprestado” o hardware dos computadores para obter a moeda digital. 

Mais do TechTudo