Por Da Redação; Para O TechTudo


Steam tem uma das mais completas bibliotecas de jogos, com cerca de 4.500 títulos disponíveis para os usuários. Além dos games à venda, a loja conta com diversas produções para serem baixadas sem custo. Para quem procura diversão e economia, listamos os cinco melhores games gratuitos da plataforma.

DotA 2

Com mais de 1 milhão de jogadores ativos, DotA 2 é o game gratuito mais popular no Steam atualmente. Lançado em julho de 2013, o jogo conquistou legiões de fãs e se consolidou no gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). O título nasceu a partir de um mod de Warcraft 3, que mistura ação e estratégia com duas equipes de cinco jogadores cada. Os participantes devem escolher o herói e focar nas habilidades dos personagens. Para isso, é importante definir a estratégia na hora de escolher esses protagonistas.

dota — Foto: TechTudo

DotA 2 tem mecânica complexa e transforma cada partida em uma experiência única. É preciso muito planejamento para trabalhar em grupo e destruir o time inimigo. Por isso, o game é um verdadeiro sucesso atualmente e alcançou o primeiro lugar no ranking dos títulos mais jogados no Steam.

Team Fortress 2

Está em busca de diversão em grupo? Então Team Fortress 2 pode ser o game ideal. Desenvolvido pela Valve em 2007, o título tem vários modos de jogabilidade e personagens carismáticos. Com dois times distintos, o RED e o BLU, a produção conta com nove classes de combatentes, e cada uma tem pelo menos três armas diferentes. 

tf2 — Foto: TechTudo

Um dos maiores diferenciais de Team Fortress 2, se comparado a outros games multiplayer de tiro, são as várias opções de modos de jogo, como captura de bandeira, controle de território, “Rei da Montanha”, modo arena, entre outros. Graças à ótima jogabilidade e ao humor dos personagens, o título é sucesso há oito anos.

Clicker Heroes

Clicker Heroes é considerado um dos games mais viciantes do Steam. Talvez seja resultado da jogabilidade incrivelmente simples: basta clicar sobre o inimigo para atacá-lo. A cada clique, o adversário fica mais fraco, e gera moedas ao final das partidas. Além disso, há atualizações que vão fazer de tudo para você não abandonar o título.

clicker_heroes — Foto: TechTudo

O jogo tem apenas modo individual, mas não chega a prejudicar a diversão proposta pelos mais de 4 mil níveis disponíveis. A cada fase avançada, você pode acumular moedas para comprar personagens e itens contra inimigos. Para quem está em busca de um game simples, divertido e rápido, Clicker Heroes pode ser uma boa distração.

Path of Exile 

Por ser um RPG de ação, Path of Exile é o título que vai agradar fãs de franquias como Diablo. Com universo similar ao do famoso game da Blizzard, o protagonista acorda às margens de Wraeclast, continente distante e repleto de criminosos exilados. O objetivo é simples: sobreviver nesse mundo cheio de perigos e inimigos.

path2 — Foto: TechTudo

Inicialmente, é possível escolher entre seis estilos diferentes para criar o personagem: Duelist, Marauder, Ranger, Shadow, Templar e Witch. Cada qual trabalha um ou dois atributos juntos, como força, destreza ou inteligência. Depois disso, é só explorar o mapa. O jogo ainda oferece modo individual, em grupo ou PvP (usuário contra usuário).

Tera

Com mais de cinco prêmios recebidos, Tera não poderia ficar de fora da lista. Conhecido também como The Exiled Realm of Arborea, este é um game que mistura elementos de ação com MMORPG, com dinâmica inovadora. Graças à mecânica de esquiva e bloqueios, o jogador consegue ter mais liberdade para atacar e se defender. Em um mundo fantástico, repleto de criaturas mitológicas, há um mapa com mais de 80 áreas para explorar.

tera — Foto: TechTudo

O jogo oferece sete raças para o jogador criar personagens: Aman, Baraka, Castanic, Elin, High Elf, humano e Popori. Mas isso não é tudo. Tera ainda conta com classes como Arqueiro, Berserker, Lanceiro, Místico, Sacerdote, Assassino, Feiticeiro, Guerreiro, Atirador e Ceifeiro. O usuário tem o desafio de aperfeiçoar as habilidades do protagonista escolhido, assim como explorar e interagir com o cenário.

Com essas cinco dicas, fica fácil se divertir pelo Steam sem precisar colocar a mão no bolso. 

Qual a melhor loja de jogos para você? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo