Por Da Redação; Para O TechTudo


A oferta de aplicativos para Windows Phone é pequena e esta é uma das principais reclamações dos usuários. Mas o sistema conta com algumas boas alternativas para os apps mais populares. Seja para produtividade ou diversão, separamos uma lista com dez aplicativos essenciais para novatos no Windows Phone. Confira. 

1) Tube HD

App Tube HD é o melhor cliente do Youtube para Windows Phone (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

Desde 2013, Microsoft e Google não se entendem quando o assunto é YouTube. O aplicativo oficial para Windows Phone está defasado e sem atualizações. Felizmente, quem tem o sistema da Microsoft, pode contar com o Tube HD

Com o aplicativo, o usuário pode ver vídeos de forma fácil, além de baixar o conteúdo completo ou só o áudio direto para o celular. O Tube HD é gratuito, e possui também uma versão paga, sem publicidades. 

2) Toolbox

Toobox é um app essencial para quem quer colocar atalhos das configurações na tela inicial (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Com o aplicativo Toolbox, o usuário pode fixar atalhos para configurações direto na tela inicial do Windows Phone. Algumas das ferramentas mais úteis são as de ligar ou desligar a rede de dados 3G/4G, o Wi-Fi e a localização. Dessa forma, o usuário poupa tempo e dispensa até mesmo o uso da barra de notificações. 

3) Waze

App oficial do Waze está disponível no Windows Phone (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Waze também está disponível para Windows Phone. O navegador GPS comunitário possibilita compartilhar informações como: condições de tráfico, radares de velocidade e muito mais. O app é gratuito para baixar, assim como as versões para Android e iOS. Nele também é possível recuperar a conta de outro dispositivo, assim você não perde o seus pontos e continua a participar da comunidade Waze mesmo se trocar de celular.

4) Lumia Camera

Lumia camera possibilita acessar configurações impossíveis em outros aparelhos (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O Lumia Camera é o aplicativo de foto padrão dos smartphones mais recentes da Microsoft. Mas, usuários de aparelhos mais antigos, como o Lumia 520 ou 630 precisam baixar o software para aproveitar os recursos mais avançados de suas câmeras. Com ele, é possível acessar algumas configurações comuns apenas em câmeras profissionais como: controle de foco, exposição da lente e até correção do branco. 

5) Accuweather

Accuweather dá a previsão do tempo com direito a animação das nuvens e possibilidade de chuva (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

Existem diversos aplicativos que mostram informações sobre clima e tempo, mas poucos são tão precisos como o AccuWeather. Além dados como temperatura mínima e máxima, o aplicativo também mostra a sensação térmica, previsões futuras e apresenta um mapa com nuvens e informações sobre chuva. 

6) UC Browser

Ideal para usar com 3G/4G, UC Browser ajuda a economizar o seu plano de dados (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

UC Browser é uma alternativa interessante ao uso do Internet Explorer. O navegador tem recursos como “tela cheia”, navegação anônima e modo de economia de dados. Dessa forma, quando a conexão 3G estiver lenta, o usuário pode optar por exibir apenas textos nas páginas web ou usar o "Modo Rápido" que reduz o consumo de dados em até 80%.

7) Arquivos (Files)

Aplicativo Arquivos é ideal para gerenciar todo o conteúdo do seu smartphone com Windows Phone (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Assim como a Lumia Camera, o aplicativo Arquivos, não está disponível em versões mais antigas de celulares da Microsoft. Com ele, é possível ver toda a estrutura de arquivos e pastas do Windows Phone. O app funciona como um “Windows Explorer” para celular e é ideal para descobrir qual arquivo está ocupando mais espaço no smart. 

8) Office Lens

Transforme seu smartphone em um scanner com o Office Lens (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Muito reconhecido por sua segurança, o Windows Phone é o celular ideal para o ambiente coorporativo. Para esse meio, o Office Lens é um app muito útil. Com ele, é possível escanear documentos apenas tirando uma foto, que é depois reorganizada como uma fotocópia. O Office Lens exporta arquivos em PDF e em formatos para Word e PowerPoint.

9) Lanterna

App transforma o smartphone em lanterna, mesmo se ele não tiver Flash embutido (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Os smartphones acumulam muitas funções: telefone, GPS, player de música, despertador e até lanterna. Com o aplicativo Lanterna para o Windows Phone, é possível transformar até smartphones sem flash em verdadeiras fontes de luz. O app é ideal para momentos de queda de energia. 

- Redes Sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp)

Aplicativos das redes sociais mais populares estão no Windows Phone (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

Mesmo com uma oferta menor de apps do que o iOS e Android, o Windows Phone possui versões atualizadas das maiores redes sociais. Facebook, Instagram e WhatsApp estão presentes no sistema da Microsoft e devem suprir com facilidade a necessidade de interação dos usuários. 

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo