Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Nokia Lumia 730 é um smartphone dual-chip lançado em 2014. Ele chegou ao Brasil com a promessa de ser um celular com Windows Phone com excelente custo-benefício. Mas, um ano depois, a Microsoft colocou no mercado o Lumia 640, que também aposta no equilíbrio entre funcionalidades e preço.

Apesar da ficha técnica parecida, existem alguns pontos importantes, como a bateria e a tela, que você deve considerar antes de decidir qual telefone comprar. Confira o comparativo das especificações de ambos os intermediários, e escolha qual é a melhor opção para você.

Veja o comparativo do TechTudo e decida qual Lumia é o ideal para você (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

Desempenho: Empate

Em termos de performance, a disputa não poderia ser mais acirrada. Os dois aparelhos têm o mesmo hardware, composto por um processador quad-core Snapdragon de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento, com entrada para cartão de memória externo de até 128 GB, o suficiente para guardar milhares de fotos, músicas e vídeos.

Câmera frontal do Lumia 730 é de 5 megapixels wide (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Câmera frontal do Lumia 730 é de 5 megapixels wide (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Por mais que essas configurações pareçam modestas demais, o Windows Phone consegue tirar proveito suficiente para rodar o sistema com fluidez nas tarefas diárias e até na hora de rodar jogos pesados, como o Asphalt 8. Na prática, eles só ficam devendo para smarts top na velocidade de abertura de janelas, o que pode até passar despercebido por muitos.

Tela: Lumia 730

O Lumia 640 traz, assim como o 730, uma tela de resolução HD, ou seja, com 720 x 1280 pixels. No entanto, como o tamanho do display é maior, a densidade de pixels acaba por ficar em desvantagem. Com 5 polegadas, o 640 oferece 294 ppi, contra 316 ppi da tela de 4,7 polegadas do Lumia 730

Lumia 640 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo) — Foto: TechTudo

O Lumia mais antigo também sai na frente na tecnologia empregada. Embora o 640 não seja exatamente ruim - pois se trata de IPS LCD -, o Oled do Lumia 730 oferece cores mais fortes e ótimo contraste. Como consequência, as imagens vistas nele parecem ser mais vivas.

Bateria: Lumia 640

Lumia 640 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

A autonomia de energia do Lumia 730 é considerada boa, já que consegue ficar, facilmente, um dia inteiro longe da tomada, graças a uma bateria de 2.200 mAh. Apesar disso, a Microsoft garante que o novo Lumia rompe essa barreira com a capacidade de 2.500 mAh, capaz de oferecer até 20 horas de conversação com o 3G ligado – a capacidade nominal do 730 é de 17 horas.

Dimensões: Lumia 730

É comum que um celular equipado com uma tela menor seja também mais compacto, e isso não é diferente neste comparativo. O Lumia 730 é menor e, além disso, é 15 gramas mais leve que o 640, tornando-se a opção ideal para quem deseja um aparelho portátil e fácil de manusear com uma só mão.

Lumia 730 apresenta processador quad-core, semelhante com rival (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Lumia 730 apresenta processador quad-core, semelhante com rival (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Quanto à estética, os dois aparelhos são simples, mas têm detalhes bem acabados e não perdem em nada para os intermediários concorrentes.

Design: Empate

As bordas arrendondadas do Lumia 640 tornam o aparelho confortável de segurar (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

Os dois aparelhos apresentam detalhes clássicos da maioria dos smartphone Lumia. O 730 exibe bordas curvas e uma traseira com policarbonato de textura leve, dando o ar de sobriedade característico da linha. Já o Lumia 640 tem a carcaça totalmente arredondada nos cantos, e uma tampa traseira de plástico brilhoso, que pode ser removida para permitir personalização. No fim das contas, os dois dispositivos agradam, igualmente, neste quesito.

Câmeras: Empate

Apesar de empatado, este item mostra uma das diferenças fundamentais entre os smartphones. Enquanto o Lumia 730 é focado em selfies, com uma câmera de 5 megapixels na frente com lente grande-angular, o 640 oferece mais qualidade nas fotos convencionais, graças a um sensor de 8 megapixels, com estabilização de imagem via software.

Lumia 730 vem com câmera para selfies (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Lumia 730 vem com câmera para selfies (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Os pontos fracos ficam, portanto, na câmera traseira do 730, que só captura fotos de até 6,7 pixels, e na frontal do 640, destinada a videochamadas, com apenas 1 megapixel de resolução e sem capacidade de gravação de vídeos em Full HD, como no modelo mais antigo.

Sistema operacional: Empate

Os dois são equipados com o Windows Phone mais recente, com atualização para o Lumia Denim, portanto, não há como escolher um vencedor quando o assunto é software. Se você se adapta bem ao sistema da Microsoft, ou aposta nas novidades do Windows 10, ambos serão capazes de atender às suas necessidades.

Lumia 730, smartphone com câmera frontal especial para selfies (Foto: Paulo Alves/TechTudo) — Foto: TechTudo

Preço e disponibilidade: Empate

O Lumia 640 foi lançado em julho de 2015, enquanto o 730, há um ano, mas, mesmo assim, podem ser encontrados pelo mesmo preço no varejo online. Apesar do preço oficial de lançamento ter sido de R$ 799, o 640 já é vendido por até R$ 550 em algumas lojas, mesmo preço do irmão intermediário.

Conclusão: Lumia 640

Com hardware similar e sistema igual, não há muito o que diferenciar nos dois aparelhos, a não ser que sua escolha recaia no tamanho da tela. 

Tela do Lumia 640 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) — Foto: TechTudo

O Lumia 640 traz uma vantagem que pode ser decisiva: a presença de TV Digital integrada. Com isso, se você está em dúvida entre os dois aparelhos, a possibilidade de assistir à televisão aberta no Lumia 640 pode se tornar um bom motivo para comprá-lo.

Tabela comparativa entre o Lumia 640 e o Lumia 730 (Foto: Arte/TechTudo) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo