Por Da Redação; Para O TechTudo


A LG criou um dispositivo que transforma qualquer eletrodoméstico em smart. O sensor SmatThinQ pode ser conectado a aparelhos como máquinas de lavar e geladeiras, além de coletar informações que são transmitidas para um aplicativo.

Nova série de caixas de som sem fio da Samsung será lançada na IFA 2015

O sensor é um pequeno disco que detecta variáveis como vibrações e temperatura e as envia ao dono. Desta forma, ele pode ficar sabendo quando a lava-roupas desligou ou sobre a data de vencimento de comidas na geladeira. Também é possível controlar alguns dispositivos a distância.

Dispositivo da LG pode transformar aparelhos eletrônicos em Smart (Foto: Reprodução/LG) — Foto: TechTudo

A LG não deu detalhes sobre como o sistema funciona, mas revelou que ele é compatível com Alljoyn, um padrão aberto para dispositivos da Internet das Coisas adotado por mais de 180 empresas que foi criado para permitir que aplicativos e equipamentos possam descobrir e se comunicar uns com os outros.

Além do sensor, a fabricante também vai lançar outros dispositivos com a tecnologia. Um deles é um forno microondas que vai permitir que os usuários baixem, atualizem e compartilhem receitas com conhecidos através de dispositivos móveis, além de permitir que ele seja controlado à distância devido ao Wi-Fi integrado. Outro aparelho é um ar condicionado capaz de informar aos donos quando chega a hora de trocar o filtro de ar e pode ser controlado a distância.

O que esperar da IFA 2015? Comente no Fórum do TechTudo

Ainda não se sabe quando a LG pretende disponibilizar estes produtos nem qual será seu preço final. A intenção da empresa, por outro lado, é mostrar a alternativa para o público. “A adoção de aparelhos eletrônicos smart é lenta por que as pessoas acham que a tecnologia não é acessível”, aponta o presidente e CEO da companhia, Jo Seong-jin.

O sensor e os novos eletrodomésticos da LG estarão disponíveis no stand da fabricante na IFA 2015, que ocorre entre os dias 4 e 7 de setembro em Berlin, na Alemanha.

Via LG

Mais do TechTudo