Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Os usuários que atualizaram o computador para o Windows 10 podem ter alguns problemas com os drivers. Isso porque nem todos os aparelhos periféricos são compatíveis com o novo sistema operacional da Microsoft, principalmente os equipamentos mais antigos.

Confira as dicas para deixar sua impressora, mouse, scanner e demais dispositivos funcionando de forma correta novamente. Descubra também porque o problema aconteceu após a instalação do sistema. 

Veja como atualizar e resolver problemas de drivers no Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) — Foto: TechTudo

1) O que é driver?

Primeiro é importante entender como funciona um driver no seu computador. Em uma explicação simples, ele é um software que comanda ações dos equipamentos, tanto em impressoras, câmeras e demais periféricos, quanto em placas de vídeo e memórias internas. O driver é o programa que faz a conexão entre o equipamento e o sistema operacional do PC.

O driver permite que o periférico ou dispositivo funcione no Windows 10 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo) — Foto: TechTudo

Para tudo funcionar de forma correta, o driver precisa estar instalado e atualizado. Normalmente, há um CD em conjunto com o dispositivo que contém o driver para instalação. Outra opção é encontrá-los no site da fabricante. É sempre importante conferir a compatibilidade do dispositivo com o sistema operacional, no caso o Windows 10.

2) Como ter a versão mais recentes dos drivers direto dos fabricantes?

Está precisando atualizar os drivers de um dispositivo? Saiba que é possível pesquisar pelo update diretamente no Windows 10. Para isso, busque pelo “Painel de Controle” no menu iniciar, clique em “Sistema e Segurança” para encontrar o “Gerenciador de Dispositivos”.

Acesse o Gerenciador de Dispositivos no Painel de Controle do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Uma tela com todos os itens internos e integrados ao computador será aberta. Selecione o que precisar, como por exemplo um mouse. Acesse a aba “Driver” e clique em “Atualizar Driver”. É possível buscar na Internet pela solução ou com o arquivo no computador. Ao concluir, reinicie o computador.

Atualize o driver já instalado do dispositivo no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Caso não encontre o update do driver, a dica é acessar o site da fabricante e buscar pela aba de “Programas”, “Downloads” ou “Drivers”. Normalmente, é solicitado o modelo e por fim será disponibilizado o link para baixar o driver: é importante confirmar a compatibilidade com o Windows 10. Instale e reinicie o computador para aplicar as mudanças.

3) Por que ele pode ter parado de funcionar na atualização do Windows 10?

A Microsoft liberou um software, o Upgrade Advisor, para testar os programas e drivers instalados no computador antes de fazer o update no computador. Dessa forma, o usuário já poderia ter uma noção do que poderia apresentar problemas posteriores. Ao atualizar o sistema operacional para o Windows 10, é preciso ter em mente que muitos periféricos ainda não oferecem suporte para o uso na nova plataforma.

Impressoras, scanners, webcams e demais dispositivos e periféricos podem ter incompatibilidade de driver com o Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Isso pode gerar uma incompatibilidade, ou até falha completa no funcionamento do equipamento: mouses podem parar de responder, erros no teclado serão exibidos, pode haver dificuldade para a impressão de documentos, falha na resposta da webcam e mais erros com periféricos e placas.

Os equipamentos mais antigos são os mais suscetíveis a essa falha, principalmente porque a fabricante demora mais para liberar a atualização do driver (isso quando o programa é disponibilizado). Os equipamentos mais recentes podem ter esse problema resolvido com uma atualização do driver, na maioria dos casos.

4) O que fazer quando um dispositivo não é instalado corretamente?

Caso um dispositivo não tenha sido instalado corretamente, o usuário vai perceber um funcionamento problemático, o que pode atrapalhar bastante. Com isso, o primeiro passo é garantir que tenha baixado a atualização mais recente do driver do aparelho, compatível com Windows 10.

Instale o driver do dispositivo novamente no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Atualizou e não deu certo? Então o jeito é fazer o procedimento desde o início: desinstale o programa de forma completa e reinicie o computador. Em seguida, baixe o driver mais recente compatível com Windows 10 (e não apenas a atualização) e faça a instalação. Para ajudar, acesse o “Painel de Controle” e selecione “Hardware e Sons”.

Plugue no cabo USB, se houver, e selecione “Adicionar dispositivo”. Se o equipamento for “Plug and Play” a leitura poderá ser feita de forma automática. Também é possível selecionar o driver no computador para a instalação. No final, reinicie novamente o computador e note se o equipamento voltou a funcionar.

O problema continua? Entre em contato com a fabricante para saber se há previsão para a liberação de um update, corrigindo o problema. É importante também atualizar o Windows 10, já que às vezes os desenvolvedores adicionam funções e compatibilidades nas novas versões, que podem solucionar esses erros.

Verifique por atualizações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Para isso, acesse as “Configurações”, selecione “Atualização e segurança” e verifique se há novos updates. Se houver, instale e reinicie a máquina.

5) Como restaurar a versão anterior de um driver?

Caso a atualização do driver do dispositivo tenha algum problema é possível retornar para a versão anterior do programa instalado. Para isso, acesse o “Painel de Controle” no Windows 10, selecione “Gerenciador de Dispositivos” e clique no item que deseja restaurar. Clique na aba de “Drivers” e selecione o botão de “Reverter Driver”.Pronto. Com essas dicas é provável que tudo volte a funcionar normalmente no Windows 10. 

Como tirar a senha do Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo