Por Da Redação; Para O TechTudo


O Snip é uma ferramenta nativa do Windows 10 que ajuda a tirar prints. O recurso acaba com a dificuldade que os usuários tinham em capturar imagens da tela, algo que concorrentes como o OS X sempre se destacaram com a facilidade. 

Confira como tirar proveito do app, que também permite fazer anotações, desenhar na tela, gravar comentários por voz e compartilhar com os amigos. O recurso de screenshot acaba com a dificuldade em procurar o print na área de transferência e colar no Paint.

Capturando prints

Há duas maneiras de tirar prints com o Snip: clicando na janela flutuante do app na tela ou usando o botão dedicado no teclado. Em ambos os casos, o usuário vê um cursor que permite delimitar a área exata de captura, bastando, para isso, clicar e arrastar o ponteiro do mouse.

Para capturar exatamente o que se deseja, a ferramenta oferece uma lupa digital. Com o zoom, é possível posicionar o mouse no pixel correto e, assim, capturar a imagem da tela com mais detalhes possíveis.

Mova o mouse para escolher a área do print Use a tecla PrntScr ou clique no botão flutuante para capturar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Editando prints

Assim que um print é tirado, a imagem vai parar dentro do Snip, em uma biblioteca própria de imagens. Lá, o usuário pode exclui-las ou dar um duplo-clique para expandir o screenshot e incluir anotações.

Exclua ou edite os prints obtidos na biblioteca do Snip (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Há pincéis de várias cores e tamanhos para fazer marcações, o que ajuda em relatórios e catalogação de sites para estudos. A barra de ferramentas do Snip também oferece botões de borracha, além do recurso copiar, que coloca a imagem na área de transferência do Windows.

Use os pinceis coloridos para fazer marcações no print (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Desenhando

Abra a função Whiteboard para desenhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O Snip também serve para fazer desenhos livres, como no Paint. Basta clicar no ícone central da janela pop-up do app para abrir uma tela em branco, com espaço suficiente para fazer todo tipo de rabisco com pincéis coloridos. No final, é possível clicar em “Copy” para colocar o desenho criado direto na área de transferências ou colar em outro aplicativo.

Use o Snip para desenhar como no Paint (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Capturando fotos da webcam

Acesse a ferramenta de captura da webcam (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

O terceiro botão da interface do Snip abre uma janela para a webcam integrada ou para qualquer outra câmera ligada ao computador. Você pode tirar fotos de si mesmo, anotar e rabiscar na imagem livremente. É uma maneira simples, por exemplo, de obter uma foto sua para a conta de usuário do Windows 10.

Gravando comentários

Clique em Record para fazer comentários com a voz (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Em qualquer print, desenho ou foto da webcam, o Snip permite ainda gravar comentários usando a voz. Dedicado a quem está fazendo fichamentos e relatórios, o recurso tem um botão próprio no menu superior e pode ser usado quantas vezes quiser para criar uma narração sobre a imagem. No final, você pode dar Play para ver o resultado.

Dê play para ouvir seu comentário do print em vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Salvando e compartilhando

Envie prints por e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Os prints são salvos por padrão como PNG e podem ser armazenados na área de transferência (botão "Copy") ou em pastas do sistema (botão "Save"). O botão "Compartilhar" permite enviar a imagem por e-mail usando um aplicativo de mensagens padrão do Windows 10, que pode ser o Outlook.com, o Mail ou outro instalado e configurado pelo usuário.

Obtenha link de compartilhamento do print com comentário de voz (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Os prints com comentários de voz oferecem mais opções de envio. Armazenados no formato de vídeo em MP4, as imagens podem ser salvas na máquina ou compartilhadas por meio de link para assistir online. Esse mesmo endereço gerado pode ser copiado para a área de transferência ou usado para enviar por e-mail junto com uma imagem.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 

Mais do TechTudo